Influência da inflação na economia
Artigo: Influência da inflação na economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0608 • 12/3/2014 • Artigo • 430 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
A administração ou gestão é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tento em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos. Podemos também observar que na área administrativa é muito comum ouvirmos falar em inflação, taxa de juros, taxa de câmbio entre tantos outros.
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período, num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Ela também possui autonomia para se auto alimentar por meio de reações em cadeia (a elevação de um preço puxa a elevação de outros). Existem também algumas causas para a inflação, entre elas podemos citar: Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; Demanda por produtos é maior do que a capacidade de produção do país; Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão de obra) dos produtos.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, (“A INFLAÇÃO APARECE NAS “PEQUENAS COISAS”, ela mostra sua cara para o cidadão em pequenas coisas, um levantamento feito pelo estado, com base em uma aleatória de 15 produtos e serviços que, juntos, respondem só por 3,5% da inflação oficial do país mostra que em 12 meses até julho todos estes itens registram variações de preços bem superiores a alta do índice de preço ao consumidor amplo ”IPCA”, de 6,27%. Na liderança e vice-liderança do ranking da inflação das “pequenas coisas” estão os serviços de depilação e manicure que ficaram mais caros 14,78% e 12,07% respectivamente.Isto é, subiram o dobro da inflação do período. O peso do serviço de depilação é de 0,01% no IPCA e o de manicure, é de 0,43%. Economia e negócios, 18-08-2013). Para nós consumidores, tudo isso parece um descontrole absurdo que com certeza se continuar assim jamais conseguiremos acompanhar tantos aumentos, pois a cada dia que passa estamos pagando cada vez mais carro pelos serviços e produtos adquiridos.
A taxa de juros é a taxa de lucratividade recebida num investimento, de uma forma geral, é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrias, mensais ou diárias, e apresenta o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento. Por exemplo, uma taxa de juros de 20% ao ano indica que cada unidade monetária aplicada, a um adicional de R$ 0,20 deve ser retornado após um ano, como remuneração pelo uso daquele capital. Deve-se considerar embutido na taxa de juros os seguintes fatores:
...