Instituto dos Auditores Independentes do Brasil
Tese: Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DIOLANDA • 20/4/2013 • Tese • 686 Palavras (3 Páginas) • 950 Visualizações
FACULDADE DE SORRISO – FAIS/UNIC
CURSO BACHAREL EM CIENCIAS CONTÁBEIS
DEBORA LIMA
DIOLANDA BELTRAMI
ELIVELTON PIMENTEL BAQUER
GISELE GUADANHINI
LEANDRO BATISTA DA SILVA
MARIANE COLDBELLA
PRICILA MARIA MOREIRA
IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil
SORRISO - MT
2013
DEBORA LIMA
DIOLANDA BELTRAMI
ELIVELTON PIMENTEL BAQUER
GISELE GUADANHINI
LEANDRO BATISTA DA SILVA
MARIANE COLDBELLA
PRICILA MARIA MOREIRA
IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil
Trabalho de pesquisa, apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Sorriso – FAIS/UNIC, como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação do professor Esp. Ricardo Silvester.
SORRISO - MT
2013
SURGIMENTO
O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil foi constituído em 13 de dezembro de 1971. O Ibracon surgiu da união de dois institutos que congregavam contadores que trabalhavam com auditoria independente: o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibai), que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB).
Eram tempos de mudanças, como os de hoje em dia. O mercado de capitais brasileiro, após rápida e expressiva expansão, havia entrado em colapso, causando sérios problemas à economia da época. O Ibracon esteve presente quando da reorganização do mercado de capitais após a quebra da Bolsa, em 1970.
Por trás daquelas novidades estava o então Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB), atualmente Ibracon. Desde 1971, o Ibracon luta em prol do fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado.
2 FUNCIONAMENTO
Ao longo dos anos, o Ibracon desenvolveu fortes relacionamentos internacionais, como forma de contribuir com o desenvolvimento da profissão no Brasil. Exemplo disso é o fato do Instituto estar presente na fundação da Federação Internacional dos Contadores (Ifac), nos idos de 1977, permanecendo até os dias de hoje como associado e interagindo intensamente em seus processos.
Hoje em dia, esses relacionamentos internacionais se ampliaram. A parceria com a IFRS Foundation permitiu que o Ibracon se tornasse a entidade autorizada a traduzir o Livro Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). Com isso, participou e participa no processo de convergência de normas internacionais em todos os seus estágios, inclusive na criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e no desenvolvimento de seus trabalhos.
Outro importante relacionamento internacional é com o American Institute of Certified Public Accountants (AICPA).
3 OBJETIVO
O Instituto foi criado para auxiliar no processo de reconstrução, quando a auditoria independente passou a ser obrigatória para as empresas de capital aberto e o primeiro conjunto de normas sobre demonstrações
...