Interação entre economia e contabilidade
Artigo: Interação entre economia e contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zeabreuabreu • 4/11/2014 • Artigo • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 664 Visualizações
Theory for Accounting or Accounting Theory: an essay on the interaction between economics and Accounting
Autores: DUINDAM, S., VERSTEGEN, B.
Teoria para contabilidade ou teoria da contabilidade: Um ensaio sobre a interação entre Economia e contabilidade
Resumo
As disciplinas de economia geral e economia empresarial cresceram separadas. Negócio economia tem uma mais prática multidisciplinar e orientada para o foco. O plano de fundo para este papel é a questão de se, e de que maneira, a economia geral pode contribuir para o desenvolvimento de economia de negócio . Este papel investiga as raízes da escola velha-institucional económica, em particular para as idéias de Schmoller. Mais especificamente, é uma investigação preliminar sobre a pergunta se as idéias da escola velha-institucional podem ter uma influência sobre Žmanagement. pesquisa de contabilidade. Algumas direções futuras neste contexto são sugeridas no final.
Palavras-chave:economia contabilidade, velho-institucional, multidisciplinaridade
Helmantel, em um estudo de 1999 define economia empresarial - diz respeito à tomada de decisão sobre a alocação dos recursos escassos nas sociedades e instituições. Economia empresarial difere da economia geral porque centra-se em processos de decisão no seio das empresas. Mas, ele admite, isto especificação de economia é muito estreita. Existe um tendência forte em invetigar questões práticas sob uma abordagem multidisciplinar o que leva a fragmentação da disciplina.
GruchyŽ1969.um importante defensor do velho eco institucional-nomics, descreve a economia como a ciência que lida com o estudo da estrutura e funcionamento das relações humanas, focada na prestação de bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Como instrumentos de contabilidade se encaixam nesta ciência economica: ScapensŽ1994 – Ele considera as práticas contábeis institucionalizadas rotinas que permitem que as organizações para reproduzir e legitimar o comportamento e coesão organizacional. Desta forma rotinas de contabilidade é instrumentos que molda as relações entre as pessoas e as decisões dos indivíduos, mas apenas no âmbito das organizações destinadas a realizar as missões destas organizações. Assim, o objeto de estudo da contabilidade é uma especificação do mais amplo objeto de estudo que Gruchy atribuído a economia institucional.
Raízes históricas da economia institucional - Teoria de Schmoller - a abordagem dedutiva pode ser útil, se não é parte de algum tipo de linha a priori de raciocínio. Os resultados da dedução devem ser testados, conceitos devem ser fornecido com conteúdo empírico, hipóteses ser susceptível de mudar e assim por diante. Na sua opinião, cada situação é única. Às vezes um hipótese é corroborada, e às vezes é rejeitada. Se uma hipótese é corrobo-Pontuação: podemos afirmar que os resultados da abordagem dedutiva contêm a verdade para o dada situação. Na Contabilidade, vemos mais e mais pesquisadores usando oabordagem indutiva, que traz para a frente, hipóteses que podem ser testados, e às vezes alterada.
O método indutivo na prática - Schmoller coloca o estado no centro da análise económica. Na sua opinião, é o estado que pode trazer as sociedades para um nível econômico mais elevado. Assim, através da concepção de instituições e influenciando o caminho de desenvolvimento, o estado pode levar a uma economia de mercado na direção certa e estimular o seu desenvolvimento economico. Outro aspecto da abordagem do Schmoller, a economia é seu apoio ao radical interdisciplinaridade entre todos os aspectos das ciências sociais, incluindo economia. É impensável praticar economia sem considerar direito, Sociologia, ciências culturais etc.
A abordagem multidisciplinar de trabalho do Schmoller é muito reconhecível para a disciplina de contabilidade. Embora muitas vezes de uma forma diferente, nos deparamos com outro elementos relembram do Schmollers também trabalho em na prática contábil. Exemplo: Conselho de administração de uma empresa como uma analogia para o papel do estado, a importância de normas e valores para o desenvolvimento de uma empresa, ou a atenção às regras, rotinas e hábitos que poderiam caracterizar uma organização.
Um aplicativo relevante do método histórico-indutivo pode ser encontrado na discussão sobre a concepção e implementação do sistema de imposto de renda na Saxônia no final do século XIX. A introdução deste sistema de imposto de renda, iniciou um forte crescimento no número de escolas ŽLeipzig.para ensino contabilidade métodos no final do século XIX, Saxônia. Eventualmente os saxões estavam entusiasmados com a maneira em que seu sistema de imposto de renda foi projetado.
Início do século XX - Economistas colocam instituições no centro de investigação de seu trabalho e dividi um número de características dos quais mencionaremos seis. Características que podem ser encontradas em contabilidade, bem como, se olharmos através dos óculos de economia institucional.
• Os economistas institucionais reservam um lugar especial para 'poder ' na economia. Na pesquisa de contabilidade também podemos ver um interesse no sentido
...