Introdução a Sociologia
Por: mariane1604 • 12/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CANPINA GRANDE _ UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS
MARIANE DE JESUS SILVA
Origem da sociologia
CAMPINA GRANDE-PB
2018
Origem da sociologia:
1. Gênese: fatores sociais e epistemológicos
A sociologia originou-se no século XIX, na qual é uma forma de conhecimento geral que reflete as preocupações e as necessidades dos homens em seu tempo. O surgimento da sociologia esta ligado a 2 fatores:
- Fatores históricos
- Fatores epistemológicos
- Fatores históricos:
Três acontecimentos costumados como fundamentais para o surgimento da sociologia, pois estes , afetaram diretamente na convivência humana, são:
- Revolução industrial
- Revolução Francesa
- Revolução Científica
O primeiro acontecimento é de ordem econômico, no qual a sociedade presenciou profundas e rápidas transformações sociais. O surgimento das maquinas alterou completamente as formas de interação humana, aumentando a produtividade e instaurando novas classes sociais.
No mesmo período histórico, a Revolução francesa, foi um fenômeno de maior importância, poias a queda da monarquia e a instauração do sufrágio eleitoral democrático, trouxe novos ideais políticos e inaugurou novas formas de organização do poder. Trata-se portanto, de uma ordem política.
Junto com a revolução francesa consagrava-se também uma nova forma de pensar e entender filosoficamente o mundo: o iluminismo, um movimento intelectual que tinha como objetivo entender e organizar a sociedade a partir da razão.
A partir disso, a sociologia nasceu da consciência da intensidade das mudanças em cursos e das necessidades de buscar respostas para as perguntas acima. Nesse sentido podemos afirmar que a sociologia é uma “ciência da crise”, como argumenta Robert Nisbet, a sociologia seria um empreendimento essencial conservador. Os pares conceituais que estruturam a sociologia que estruturaram a sociologia em sua fase inicial expressam claramente esta realidade:
- Comunidade X sociedade
- Autoridade X poder
- Status X classes
- Sagrado X profano
- Alienação x progresso
Anthony Giddens discorda desta visão e propõe um entendimento diferente das origens sociais, pra ele, a ideia de que a sociologia é uma ciência que busca restabelecer a harmonia social perdida é sustentada por uma série de pressupostos errôneos. Esta explicação estaria fundamentada em quatro mitos.
- Mito do problema da ordem: a tarefa principal da sociologia seria resolver o problema.
- Mito das origens conservadoras da sociologia: a sociologia deriva dos autores conservadores dos séculos XXIII
- Mito da grande cisão: Giddens também nega a ideia de que os fundadores da sociologia estivessem preocupados com uma visão global da sociedade
- Mito da divisão entre integração X coerção: refuta-se também a ideia de que a sociologia, está dividida entre uma corrente fundamentada na ideia de integração e da harmonia social.
- Fatores epistemológicos:
O surgimento de um novo tipo de sociedade, não é o suficiente para explicar a origem da sociologia. As transformações sociais acima de tudo poderiam ser explicadas usando a forma tradicional de pensar disponíveis: a filosofia política. Portanto temos que considerar os fatores epistemológicos, pois a elaboração da ciência sociológica resulta também de uma nova constelação no campo do saber e do conhecimento.
- Método científico: A tentativa de explicar o mundo de forma exclusivamente racional. A utilização desses métodos sempre provocou polemicas, ao estudar a origem da sociologia, mostra como esta disciplina pode ser considerada como uma terceira cultura.
Não foram apenas “fatos novos” que deram origem a sociologia, mas também a nova maneira de pensar estes fato.
- Da filosofia a sociologia:
Os intelectuais mudaram a maneira de explicar a própria vida social através da aplicação dos princípios da ciência ao estudo de fenômenos sociais. O surgimento da sociologia representa uma terceira onda na história da pesquisa do pensamento social. Diante do quadro de transformações da modernidade, a sociologia retorna os temas da filosofia política, mas busca substituir as questões tradicionais desta forma o pensamento por um novo olhar sobre o mundo humano.
2. Definição: a sociologia como teoria da modernidade
A sociologia não é a única ciência social envolvida como a compreensão da vida social moderna. Aplicando o método científico ao estudo destes diferentes aspectos sociais, os estudiosos fundaram as principais ciências humanas e sociais, existentes atualmente: Historia, Economia, ciência política, Antropologia cultural. Ao contrário das suas congênes, a sociologia não se especializou em apenas um aspecto social, seu objetivo é compreender a vida social de uma forma global.
Inovação e transformações sempre existiram em todas as sociedades, mas em nossa época a mudança apresenta características que distinguem de outras sociais, tais como:
...