Introdução à Economia
Tese: Introdução à Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PetrucioAbreu • 18/2/2015 • Tese • 414 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Disciplina: Introdução à Economia
Aluno: Petrúcio Silva Abreu
1. Tendo por base o conceito de custo de oportunidade, responda: por que Gisele Bündchen não deve pintar a grade da casa dela? Desenvolva a resposta, argumentando de forma completa e abrangente.
O custo de oportunidade é usado para expressar a renúncia de alguma coisa em detrimento de outra, ou seja, para ter algo abre se mão de outra coisa. Com isso, o tempo e dinheiro dispensado por Gisele Bündchen para pintar a grade da casa dela poderia ser revertido em algo que rendesse melhor seu capital, como por exemplo, poderia estar fazendo alguma campanha publicitária, que iria render maiores lucros a ela. Sendo assim, iria adquirir dinheiro para pagar uma pessoa especializada no assunto, tendo assim um serviço de melhor qualidade.
2. Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB (americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o crescimento do PIB durante a guerra? O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um período determinado. Tendo em vista que durante a Guerra todo trabalho e produção ficaram voltados prioritariamente para a guerra, sendo necessária mão de obra para fabricação de armamento, munição e materiais de guerra, logo aumentou os empregos no país e o consumo de armamento, munição e materiais de guerra, gerando assim um maior lucro para o Estado. Sendo assim, quanto maior o consumo de materiais de guerra, armamento e munição, maior será o PIB. Quanto menor for o consumo, menor será o PIB.
3. Uma parte da música diz o seguinte “...qual caminho devemos escolher? De baixo pra cima ou de cima pra baixo?...”. Explique qual teoria seria a “de baixo pra cima” e qual seria a “de cima pra baixo”, justificando sua resposta. A teoria Keynesiana refere-se ao trecho “de cima para baixo”, tendo em vista que Keynes apoiava a ideia que tudo se resumia a consumir e gastar, gerando uma ideia de um fluxo circular de dinheiro, não sendo necessário fazer poupança, pois com dinheiro poupado não haveria crescimento econômico, e caso houvesse, o Estado interviria. Já a teoria Clássica refere-se ao trecho ”de baixo para cima”, pois gerava o progresso da economia, tendo em vista que não ignorava as ações e motivações humanas. Além disso, pregava o direito à propriedade, a mais ampla liberdade individual, a livre concorrência, o aumento da produtividade e a não intervenção do Estado na economia.
Referências bibliográficas:
http://www.significados.com.br/pib/
http://g1.globo.com/economia/pib-o-que-e/platb/
...