Introdução à economia
Projeto de pesquisa: Introdução à economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brennanay • 27/10/2014 • Projeto de pesquisa • 419 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
Universidade federal do Piauí
Campus Parnaíba
Curso: Bacharelado em ciências econômicas
Disciplina: introdução a economia E
Professor: Geilson Silva Pereira
Período: 2014.2
Parnaíba- PI 20 de outubro de 2014
Aluno(a): Nayara Brenna Silva
1° Atividade Avaliativa – Introdução a Economia E. (2° chamada)
1-O capitalismo surdiu a partir de um processo de evolução da produção e distribuição de bens e serviços, que teve início na Idade Média e perdura até a Economia Contemporânea, com suas variações e aperfeiçoamento deste sistema econômico.
A partir da presente temática elabore um texto dissertativo que aborde a problemática exporta e suas implicações.
A origem do sistema capitalismo iniciou na passagem da Idade Média para idade moderna foi um período de transição do Feudalismo para a primeira fase do Capitalismo. O Capitalismo era monetário, ou seja, eles usavam moedas e o valor dessas moedas era dado de acordo com o metal que o constituía. Com isso os Europeus se lançaram ao mar para buscar metais, pois achavam que suas reservas estavam se esgotando.Com o início da navegação eles descobrem o Novo Mundo, que consiste nas Américas, e também inicia a Expansão Marítimo Comercial. O Capitalismo visa principalmente o lucro, ele foi dividido em três fases: o capitalismo comercial, capitalismo industrial e o capitalismo financeiro.
Capitalismo comercial ou pré-capitalismo, período que estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Europeias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa.
Capitalismo industrial, No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo.
Capital financeiro, Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.
...