Junção Tradicional Entre Representação
Por: Danielafg • 30/11/2020 • Artigo • 306 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Junção tradicional entre representação e obra mimética
O autor inicia o texto fazendo um critica a proposição metafica de Mimeses como representação, segundo o autor essa proposição não faz justiça ao objeto mimético por trazer como visão de mundo uma perspectiva essencialista (transcendência e ascese – Ideia) – Platão e Plotino.
O autor se propõe a compreender como essa vinculação, entre realidade e o objeto mimético, ocorre
O pensamento ocidental articula representação e Arte a partir da ideia de figura: seja figura do real existente (psicológica ou social) ou de uma realidade ideal, a representação, nesse caso, diz respeito a uma verdade ou essência do mundo externo, algo que antecede enquanto realidade a sua representação.
“Para que o produto mimético assuma valor é preciso que represente certo Weltbild. O que vale dizer: é valorizável se servir como ilustração de certo modo de ver o mundo. Em decorrência, na medida que as diversas teorizações sobre o produto mimético derivam ou estão contidas nestes sistemas de pensamento, o único modo correto de reagir à sua "ilustratividade" pareceria exigir a recusa de toda e qualquer teorização.”
De fato, o próprio do enlace tradicional entre representação e mimesis consiste em converter a segunda em exemplo ilustrador de um sistema de pensamento que lhe assegura um lugar enquanto ela "testemunha" a sua "verdade".
A estilística, de sua parte, toma os mesmos ingredientes, sujeitando-os a duas diferenças de tratamento: a) a realidade condicionante (F) passa a ser ou o quadro psicológico do autor (posição do primeiro Spitzer) ou um quadro social idealisticamente interpretado como a nação (posição do primeiro Vossler); b) concentrando-se em PG, entendidos como figuras de estilo, "esquece" F ou se limita a tomá-la como ambiência. (propriedades da Fonte e propriedades gerados) – Teoria do reflexo
Em ambos os casos, o produto mimético é a ilustração seja da sociedade condicionante, seja da individualidade criadora.
...