Libras de aquisição
Resenha: Libras de aquisição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: judandrea • 17/11/2013 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
1- Conforme o texto, a fase ideal para aquisição de Libras pelo surdo é o período da primeira infância, que vai até os cincos anos de idade, aproximadamente, e é conhecido como período crítico. Nesse período, a criança faz a aquisição da linguagem; ela utiliza várias hipóteses, experimentando diversas possibilidades até estruturar seu pensamento e sua gramática, ou seja, suas regras de comunicação. É nesse período que o indivíduo surdo deve ter contato com a Libras, para, assim como o ouvinte, conhecer seus parâmetros e compreender sua gramática. Com uma estruturação sólida e um domínio pleno de sua língua materna, ele poderá aprender novas línguas e seus símbolos.
2- Através do letramento a criança tem a leitura de mundo, esse indivíduo realiza a leitura da palavra, ou a leitura do gesto. Paulo Freire, em seus estudos (1921-1997) ,mostra a importância de alfabetizar o indivíduo, trabalhando sua realidade, indo além da memorização do sistema alfabético e do processo mecânico de interpretar códigos. Em outras palavras, é necessário despertar no indivíduo sua capacidade de abstração, distanciando o objeto de sua materialidade, elaborando novos conceitos independentes da situação concreta.
3- De acordo com o texto devemos primeiro ensinar a língua materna, ou seja, a língua materna do surdo é a Libras, uma vez que é esta a língua que ele adquire espontaneamente e que ele pode dominar plenamente, pois utiliza o meio espaço-visual, que é o normalmente desenvolvido pelo indivíduo surdo, e a Língua Portuguesa é sua segunda língua, já que ela não é natural para este indivíduo e sua apropriação é comprometida.
...