MICROECONÔMICA – EMPRESA BOTICÁRIO
Por: Bru93lima • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.452 Palavras (10 Páginas) • 1.884 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O quão importante é o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para a economia brasileira?
O presente estudo foca na abordagem dos temas: macroeconomia e microeconomia da empresa O Boticário. Neste contexto, os principais objetivos é identificar a relação da empresa, no mercado econômico, a fim de expor seguintes tópicos como Setor de atuação da empresa, Quantidade de empresas atuantes neste mercado, possibilidade de formação de monopólios/oligopólios, elasticidade da curva de demanda, Indicação do nível de capacidade produtiva instalada, comportamento de preços, Influência do câmbio no mercado da empresa objeto de pesquisa e Dimensionamento do PIB do Brasil.
2 MICROECONÔMICA – EMPRESA BOTICÁRIO
2.1 Setor de atuação da empresa
O Grupo boticário atua no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o grupo tem lojas de varejo espalhadas em todo o Brasil, são quase 4 mil pontos de venda, em 1.750 cidades. Pelo e-commerce, suas marcas chegam aos consumidores de 100% do Brasil, também colocam a loja dentro de catálogos com a venda direta. Além de firmarem parcerias com outros grandes varejistas, exportam produtos para outros oito países.
2.2 Quantidade de empresas atuantes neste mercado
Segundo dados da Euromonitor, o Brasil encontra-se em 3º lugar perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão em relação dos consumidores globais de beleza, embora as micro e pequenas empresas respondam por 98,9% das indústrias, as maiores do setor correspondem a maior parte do mercado. Juntas, as cinco maiores companhias respondem por metade das vendas no Brasil. Segundo pesquisas da Euro monitor são elas:
Natura, está entre uma das empresas que dominam o mercado de beleza no Brasil, ela conseguiu aumentar sua participação no topo da lista, ainda que de maneira tímida. Em 2007, a companhia detinha 13,4% do mercado, em 2011, esse percentual subiu para 14,5%.
Unilever uma grade marca global de bens de consumo é dona de marcas familiares aos brasileiros, como Axé e Dove, Seda, TRESemmé e outros, a posição da Unilever no mercado de higiene e beleza registrou um ligeiro avanço nos últimos cinco anos, passando de 10,4% para 10,7%.
Avon mesmo tendo grandes vendas no Brasil, correspondendo a maior parte dos resultados da americana Avon, conforme comunicado a empresa vem tendo um uma queda referente a desaceleração da demanda e aumento da concorrência juntamente com redução de vendedores. Sua participação vem caindo desde 2007, Avon foi a única que encolheu, indo de 9,1% para 8,8%.
A P&G parceiras das marcas Wella, Pantene, Head & Shoulders e outros, vem tornado -se uma empresa vigorosa fazendo parte de um portfólio. Em 2007, o percentual era de 7,2%. Em 2011, passou para 8,3%. O Grupo o Boticário é formada pelas marcas, O Boticário, Eudora, "da quem disse, Berenice" e The Beauty Box, (maquiagem). O Grupo Boticário registrou a maior expansão entre os concorrentes, pulando de uma fatia de 6% há cinco anos para 8,2% do mercado em 2011, destaca-se os importantes investimentos em produção e novos canais de distribuição segundo Euro monitor.
3 A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE MONOPÓLIOS/OLIGOPÓLIOS
3.1 Monopólio
O monopólio é uma forma de mercado nas economias capitalistas, no qual uma empresa domina a produção e a oferta, de certo produto ou serviço que só ela tem. A empresa fica com um poder muito grande no mercado. Como somente ela possui ou vende determinado produto, estabelece o preço de acordo com seus interesses de lucro, que geralmente são muito elevados.
3.2 Oligopólio
Oligopólio é uma situação de mercado nos países capitalistas onde existem poucos e grandes produtores de certa mercadoria ou serviço. O oligopólio se forma principalmente nas atividades econômicas que exigem grandes investimentos, ou aplicações de dinheiro.
A empresa O Boticário atua no setor de perfumaria e cosméticos, consiste numa sociedade anônima fundada em 1977. O Boticário pertence a uma estrutura oligopolista, onde se cria uma barreira de acesso às novas empresas.
3.3 Características de uma empresa oligopolista:
Número de empresas pode ser pequeno
Produto pode ser homogêneo e diferenciado
Controle de preços pode dificultoso, porém controlado.
Existência de barreiras à entrada de novas firmas
Como franquia, a O boticário não possui concorrentes diretos, porém na empresa existe um setor chamado área mercadológica que tem a função de pesquisar a concorrência e estudar o mercado.
Concorrentes diretos: Perfumaria e cosméticos O Boticário enfrenta concorrentes diretos, como Avon, Natura e Contém 1g.
Concorrentes indiretos: Neste grupo a empresa possui concorrentes de outros segmentos, diferentes do segmento de cosméticos, mas que competem nas datas de maior faturamento de O Boticário, por exemplo: dia das mães e namorados.
4 A ELASTICIDADE DA CURVA DE DEMANDA
Para a pesquisa sobre a elasticidade da curva de demando o grupo escolheu o perfume Thaty do O boticário.
O perfume foi desenvolvido no ano 1985 pelo fundador para presentear a filha, Tatiana Krigsner. A fragrância conquistou milhares de mulheres desde a década de 1980, tornando-se uma das mais amadas de O Boticário, chegando a ultrapassar as vendas do perfume de Acqua Fresca, que na época era o maior ícone da marca. Até o momento de hoje, o thaty está entre o perfume preferidos das mulheres de todas as idades.
4.1 Composição do perfume
Na Identidade Olfativa do perfume Thaty poderemos ter mais uma noção sobre o que o perfume proporciona. É uma fragrância com aroma refrescante, mas marcante, e através da análise das notas de composição é que poderemos avaliar mais sobre este perfume. Vejamos:
- Notas de saída: Consta logo de cara e duram apenas alguns segundos, ele é responsável, pela primeira impressão, tem aroma de lavanda, lavandin e eucalipto.
- Notas de corpo: Definem a personalidade da fragrância. Essas notas não evaporam tão rapidamente, podem ficar na pele por até quatro horas, tem aroma de rosa e gerânio.
-
...