GESTÃO DA TECNOLOGIA: Desafios e Perspectivas de uma empresa do interior do estado do Rio de Janeiro
Por: Ana Luiza Pato • 10/4/2017 • Artigo • 4.566 Palavras (19 Páginas) • 606 Visualizações
GESTÃO DA TECNOLOGIA: Desafios e Perspectivas de uma empresa do interior do estado do Rio de Janeiro
Lara Gianini Ribeiro
Orientador: Prof.M.Sc Welington Leôncio Costa
RESUMO
O presente artigo visa analisar os principais aspectos da gestão da tecnologia em uma empresa do interior do estado do Rio de Janeiro. A metodologia da pesquisa tem características de uma revisão bibliográfica, descritiva e exploratória com caráter qualitativo. Para tanto, foram aplicados um questionário semiestruturado, respondidos por 10 (dez) pessoas que atuam em cargos relacionados à gestão.A hipótese neste artigo foi de avaliar se a capacitação dos gestores pode contribuir para a gestão tecnológica eficaz. Os resultados foram apresentados de acordo com os aspectos considerados relevantes que possam mensurar o nível de gestão tecnológica na empresa objeto de estudo. Percebeu-se a necessidade de que os conceitos de gestão da tecnologia sejam inseridos sob o ponto de vista da capacitação dos gestores em ferramentas específicas e que sejam adaptadas à realidade do porte e da necessidade da empresa estudada.
Palavras-chave: Ferramentas, Gestão da Inovação, Gestão da Tecnologia, Tecnologia.
INTRODUÇÃO
No cenário atual, diante da globalização e das vastas transformações socioeconômicas, as organizações buscam incessantemente qualidade e eficiência nos serviços e produtos ofertados, investindo assim em vários mecanismos, dentre eles a tecnologia. Segundo Morgan (1996) a tecnologia faz parte da evolução das empresas, desde a revolução Industrial em meados do século XVIII, na qual resultou em um profundo impacto no processo produtivo, atingindo tanto os níveis econômicos e sociais, como o continuo processo de evolução e inovação tecnológica do século que vivemos, ressaltando que sem tecnologia a empresa se torna decadente e recíproca.
Torquato e Silva (2000), ao esclarecerem a ligação entre tecnologia e estratégia, afirmam que, na criação e renovação de vantagens competitivas, fatores necessários à sobrevivência das empresas, a tecnologia surge como um elemento-chave na busca de peculiaridades que as distingam favoravelmente de seus concorrentes.
Dentro dessa nova abordagem, Dodgson (2000) discute alguns conceitos de gestão da tecnologia, de gestão da inovação e de inovação tecnológica, onde afirma que “a inovação tecnológica é uma atividade de importância crítica, que se tornou estratégia principal para a competição no Século 21”.
No âmbito desta temática, o presente estudo busca responder ao seguinte questionamento: Quais os principais aspectos da gestão da tecnologia? Quais os benefícios da gestão da tecnologia no que tange a competitividade e inovação?
No que se refere à contribuição acadêmica, a elaboração deste trabalho justifica-se pela importância da tecnologia como fator estratégico e de inovação, sendo este um dos grandes vetores de transformações no cenário competitivo das empresas. Evidencia Terra (1993) que o fato de a gestão tecnológica estar diretamente ligada a produção diária de toda empresa faz com que muitas vezes não se observe nitidamente a importância da mesma no processo de inovação dentro da empresa.
No presente trabalho, foi feito um estudo sobre o uso das práticas de Gestão Tecnológica e Inovação (GTI) propostas por um estudo de Mattos e Guimarães (2005), bem como seus objetivos e técnicas propostas, com o intuito de averiguar como as práticas estão realmente sendo utilizadas no gerenciamento das inovações tecnológicas dentro da empresa.
Neste sentido, este estudo se propõe a analisar os principais aspectos da gestão da tecnologia em uma empresa do interior do estado do Rio de Janeiro, demonstrando os benefícios e suas consequências para a melhoria dos processos de trabalho nas organizações.
Com o intuito de fundamentar o conteúdo exposto no artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, com ênfase na gestão da tecnologia em uma empresa de pequeno porte. Em um segundo momento foi realizado uma pesquisa de campo, com o objetivo de coletar dados acerca do objeto de estudo. Ao final, estão apresentadas as principais características, possibilitando delinear o perfil predominante.
1.TECNOLOGIA
Atualmente as empresas investem na tecnologia, sendo a mesma uma ferramenta importante para facilitar e agilizar os processos administrativos dentro das organizações reduzindo custos em longo prazo. A tecnologia, segundo Morgan (1996), tem servido desde o início da história como instrumento de poder, aumentando as habilidades humanas de manipular, controlar e impor-se sobre o ambiente.
Longo (1984) define tecnologia "como o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços".Neste contexto, a tecnologia não está vinculada somente aos produtos e meios físicos, mais também nas pessoas e nos processos.
É notório que a tecnologia deve ser uma aliada das organizações empresariais, pois pode auxiliar na condução de diversos processos, na qualidade de produtos e serviços e na redução de custos. Observa-se que, a pequena e média empresa tem uma percepção limitada sobre a tecnologia, relacionando-a somente a máquinas e produtos. Logo,este entendimento é prejudicial ao seu desenvolvimento.
Afirma Porter (1992) que a tecnologia está contida em toda atividade de valor em uma empresa. De acordo com Morgan (1996) “a tecnologia proporciona melhorias nas condições de execução das tarefas através da transferência de algumas atividades para o sistema tecnológico".
Diante disso, as empresas devem buscar na tecnologia a fonte para um posicionamento competitivo, criando condições, humanas e materiais, para que a gestão da tecnologia possa ser realmente incorporada nas suas atividades rotineiras.
2.GESTÃO DA TECNOLOGIA
Corrobora Merli (1994) que o termo “gestão da tecnologia” teve origem na segunda metade da década de 1980 nos Estados Unidos da América - EUA, envolvendo governo, empresas e universidades, visando o desenvolvimento, estudo e pesquisas de todos os aspectos correlacionados às tecnologias de produto e processo das organizações, dentro da abordagem da teoria organizacional das empresas.
Segundo Sáenz e Capote (2002), a gestão da tecnologia pode ser conceituada como uma gerência sistemática de todas as atividades no interior da empresa com relação à geração,
...