MICROECONOMIA
Seminário: MICROECONOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: willian2 • 14/5/2014 • Seminário • 943 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
Curso: tec. Contabilidade
Disciplina: economia
Professor:
Alunos:
MICROECONOMIA
A microeconomia é a parte da economia que estuda a formação e a composição dos mercados: de fatores de produção e de bens e serviços.
JOHN MAYNARD KEYNES, economista inglês, em sua obra Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda, na busca de uma explicação para grande depressão americana de 1929 que eclodiu em todo o mundo, esboçou pela primeira vez o fluxo circular da riqueza, além de conseguir explicar sinteticamente e objetivamente o que acontece na economia, detectou falhas que chamou de vazamentos e aconselhou uma maneira de equacioná-los, conforme esquema a seguir:
1º Poupança = Investimento
2º Impostos = Gasto Público
3º Importações = Exportações
Ou seja, equilibrar as contas de poupança, impostos e importações, com as de investimento, gasto público e exportações respectivamente.
A microeconomia, ou teoria geral dos preços analisa a formação de preços de mercado, ou seja, como empresa e o consumidor interagem e decidem qual preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da procura na formação do preço de mercado, isto e, o preço sendo obtido pela integração do conjunto dos consumidores com conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
Vamos falar de mercado já que e uma parte muito importante na microeconomia. Mercado e onde os produtores e consumidores se encontram para realizar compra e venda de mercadorias. O mercado existe desde os primórdios da humanidade. Os mercados evoluem de acordo com o desenvolvimento da sociedade, mas tem as mesmas características comuns: e o local onde se realiza as transações entre compradores vendedores.
No mercado a regularização e feita e feita pela lei da oferta e da procura. Quando os mais produtos que as necessidades da população, preços tendem a baixar. Quando a menos produtos que a procura, os preços tendem a subir.
Pressuposto básico da microeconomia
A hipótese coeteris paribus (tudo o mais permanece constante): o foco de estudo e dirigido apenas aquele mercado (mercado especifico), analisando o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram de maneira absoluta.
Divisão do estudo da microeconomia
Análise da demanda: a teoria da demanda ou procura de uma mercadoria ou serviço divide-se em teoria do consumidor e teoria da demanda de mercado.
Analise da oferta: a teoria da oferta de um bem ou serviço também se subdivide em oferta de firma individual e oferta de mercado.
Analise das estruturas de mercado. A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e a quantidade de um bem ou serviço.
As estruturas de mercado de bens e serviços são:
- Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência imperfeita ou monopolista;
As estruturas de mercado de fatores de produção são;
- Concorrência perfeita, monopólio bilateral, monopsônio, oligopsônio.
Teoria do equilíbrio geral; a analise do equilíbrio geral leva em conta as inter- relações entre todos os mercados procurando analisar se o comportamento independente de cada agente econômico conduz todos a uma posição de equilíbrio global, embora todos sejam na realidade independente.
Oferta de mercado
Teorias de oferta: quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender num determinado período de tempo.a oferta de um bem depende do seu próprio preço,mantidas as condições constantes.Quanto mais for o preço de um bem, mais interessante se torna produzi-lo ,e portanto, a oferta e maior.
- A oferta de um determinado bem depende dos preços dos fatores de produção, ou seja, os fatores de produção determinam o seu custo.
- Havendo aumento em qualquer um dos fatores, haverá impactos nos custos
...