MICROECONOMIA
Resenha: MICROECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neilere • 22/9/2014 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
MICROECONOMIA
A Microeconomia procura explicar as leis que regem o comportamento econômico de consumidores, de produtores e de mercados. Para isso, selecionam-se os fatores mais importantes, entre os inúmeros capazes de influenciar um fenômeno, e passa a considerar constantes as variáveis secundárias. Por exemplo, no estudo da fixação dos preços de determinado produto de uma empresa, avalia-se apenas o choque entre oferta e demanda. Por isso, uma das questões fundamentais da Microeconomia é a escolha das variáveis que serão utilizadas no estudo de determinado fenômeno.
O conhecimento da Teoria do Preço, é indispensável a quem quer e deseja aprofundar-se no conhecimento de como funciona o setor privado da Economia. Para tanto, abrange um diverso universo teórico, onde se desdobra em várias teorias: Teoria do Consumidor; Teoria da Produção e dos custos produtivos e Teoria do Bem-estar.
Com a articulação dessas ramificações teóricas, seriam envolvidas todas as funções essenciais que se realizam no interior de um sistema econômico. E todo esse aparato teórico, embora por vezes divorciado da realidade, teria a finalidade essencial de demonstrar a viabilidade da organização econômica liberal: desde que o sistema de preços pudesse operar livremente, a eficiência e o equilíbrio seriam alcançados automaticamente.
A Microeconomia pode ainda ser aplicada à política econômica, exatamente para analisar as ações do governo quando elas influenciam a economia. Devemos ser capazes de estudar as políticas do governo que afetam os preços dos bens e os salários, por exemplo, e ver como essas políticas afetam a alocação de recursos. A Microeconomia nos habilita a fazer previsões condicionais nesse tempo.
...