MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Projeto de pesquisa: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lolitachuca • 22/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 243 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O desafio deste trabalho é mostrar como os coordenadores de uma empresa, de pequeno, micro, médio ou de grande porte devem direcionar seus esforços para utilizar e entender os talentos humanos na empresa, de forma a se tornar mais competitiva.
Podemos perceber que a coordenação de pessoas, tornou-se um diferencial competitivo para que a empresa possa responder às obrigações atuais e futuras de se manter competitiva num mercado cada vez mais exigente, mutante e global.
Para que isso aconteça é necessário construir e manter um ambiente organizacional, saudável, cuidando das pessoas e do ambiente de trabalho.
Os valores éticos interferem nos conflitos e no clima de convivência porque estão relacionados com as intenções e evidenciados por meio das atitudes e comportamento de cada pessoa.
Procurar aprimoramento e aperfeiçoamento de suas alçadas em prol do diferencial competitivo para seu negócio é sem dúvida alguma uma base para que a empresa possa se fortalecer e ser um referencial dentro da comunidade que está atuante.
2- MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Para que possamos ter um bom entendimento sobre uma área de conhecimento a ser estudada é necessário que se entenda o conceito e definição dessa área. Então vejamos alguns conceitos básicos para que possamos entender o economês:
A definição nos ajuda a entender o significado de algo. A definição da palavra economia é antiga
• A palavra oikos que significa casa, fortuna e riqueza e,
• A palavra nomos que significa lei, regra e administração.
Com o tempo, a economia atingiu definições gigantescas referindo-se desde administração de pequenas unidades de produção, incluindo as grandes e chegando à grandes administrações como por exemplo de um país, sendo a mesma definida assim:
Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).
Podemos destacar deste conceito algumas palavras chaves. Ciência por exemplo, que é um termo utilizado para definir todas as áreas do conhecimento que podem ser estudadas e se conhecem métodos para esse estudo. As análises econômicas tem por base um método de estudo.
• MICROECONOMIA trabalha com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferências dos consumidores (demanda). Lida com o comportamento das empresas, famílias, indivíduos. É denominada como Teoria dos Preços. Também estuda os monopólios, oligopólios monopsônios e concorrência perfeita.
• MACROECONOMIA estuda a economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.
A diferença entre as duas é que microeconomia para a macroeconomia é que uma preocupa-se com o particular, como o individual, enquanto a outra se preocupa com o todo de modo geral.
2 – OLIGOPÓLIOS
Falemos um pouco de oligopólio, essa palavra tem uma derivação do grego:
• A palavra Oligoi que significa “poucos”
• A palavra Polein que significa “vender”
Sendo assim a palavra oligopólio pode ser definida como “poucos para vender”, o que quer dizer que são poucos os fornecedores, cada um é sensível à mudança de preço de mercado e detém uma grande parcela de mercado, representando uma parcela de mercado de concorrência imperfeita. No oligopólio, geralmente, a concorrência se efetua, mas ao nível aos outros fatores como qualidade, imagem ou a fidelização e não tanto ao fator preço, os bens produzidos podem ser homogênios ou possuir alguma diferenciação.
Dentro desse tipo de mercado, uma tendência é a formação do cartel, um acordo entre esses poucos fornecedores que irá manter o preço do produto oferecido em um determinado nível que adéquam lucros a todos os controladores do mercado, desta forma originado uma situação bastante semelhante à do monopólio.
4- MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL
Quando se observa algo na mídia sobre questões de gestões empresariais, é comum se deparar com técnicas de pesquisas elaboradas para melhor compreendimento e gestão. Uma metodologia muito utilizada é o método quantitativo.
Em uma pesquisa quantitativa, procura-se uma objetividade nos dados a serem coletados,
...