MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Por: ThaisLeandro • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.176 Palavras (13 Páginas) • 400 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO | .............................................................................. | 2 |
2 DESENVOLVIMENTO | .............................................................................. | 3 |
2.1 MICROECONOMIA | .............................................................................. | 3 |
- INTRODUÇÃO
Em uma economia onde existe uma infinidade de bens, serviços e insumos de produção, os quais são ofertados e demandados simultaneamente por um grande número de vendedores e compradores, é necessário que exista um mecanismo que mantenha a ordem e oriente as ações dos vários agentes no sentido de satisfazer os interesses de cada um em particular e da sociedade como um todo. Esse mecanismo é o mercado.
- DESENVOLVIMENTO
- MICROECONOMIA
É o ramo da economia voltado para o comportamento das unidades de consumo, ou seja, voltado para as famílias e/ou indivíduos ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos, além do estudo da produção e preços dos diversos bens e serviços e fatores de produção.
A Microeconomia é um ramo da economia que aborda os problemas econômicos de maneira agregada, como por exemplo, o mercado que é um local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias. O mercado existe desde os primórdios da humanidade, mas se evolui de acordo com o desenvolvimento da sociedade, mas mantêm as mesmas características comuns, onde se realizam as transações entre compradores e vendedores.
A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da procura do conjunto dos consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço, pois analisa a formação de preços do mercado e como a empresa e o consumidor interage e decide qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos.
Diferentemente da macroeconomia, que estuda a evolução da economia como um todo, a microeconomia apresenta uma visão microscopia dos fenômenos econômicos, abaixo os principais tópicos:
- Teoria da Demanda: estuda a demanda do consumidor individual e a demanda de marcado;
- Teoria da Oferta: estuda a oferta individual e de mercado, a teoria de produção e a teoria dos custos de produção;
- Análise das Estruturas de Mercado: Debruça-se sobre o mercado de bens e serviços, como por exemplo: oligopólio, monopólio e concorrência perfeita;
- Teoria do equilíbrio geral e bem-estar;
- Externalidades.
No decorrer do trabalho serão explicadas de forma mais aprofundados as teorias e de que modo ela influencia na vida do consumir.
O mercado regula os interesses de produtores e consumidores: os produtores querem ganhar o máximo possível; enquanto os consumidores querem pagar o mínimo possível. O resultado desse processo são os preços de equilíbrio, ou seja, é o patamar no qual, consumidores e produtores realizam seus interesses sem que nenhum seja prejudicado. Os mercados crescem quando há desenvolvimento econômico, crescimento da economia. Os preços de mercado são a expressão monetária do valor de mercadorias e refletem os custos de produção e o lucro dos empresários. Os mercados caracterizam-se pela seguinte estrutura: Concorrência perfeita; monopólio e oligopólio.
ESTRUTURA | DESCRIÇÃO |
CONCORRÊNCIA PERFEITA | É uma situação marcada pelos seguintes características: o número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles, individualmente possui condições para influir decisivamente no mercado; os produtos são homogêneos podendo ser fabricado por qualquer dos produtores, o preço é definido de maneira impessoal, ninguém individualmente o estabelece |
MONOPÓLIO | Quando há no mercado apenas um vendedor,que domina inteiramente o mercado;o produto da empresa monopolista não tem substituto próximo;a entrada de concorrentes no mercado é quase impossível; tem poder total sobre a formação dos preços |
OLIGOPÓLIO | É a forma moderna da grande empresa, é formado por um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção e dividem entre si o mercado; há grandes obstáculos para entrada de concorrentes; quando acordo de preços entre os oligopólios, a concorrência é residual. |
Quadro 1: Estruturação dos mercados microeconômicos
Fonte: Pablo Rodrigo Jurema (2009)
A análise microeconômica tem como foco dirigir apenas àquele mercado, analisando o papel que a oferta e demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou não interfiram de maneira absoluta, como por exemplo:
- Papel de preços relativos: na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, ou seja, os preços dos bens em relação aos demais, do que os preços absolutos das mercadorias;
- Princípio da Racionalidade: por esse princípio, os empresários tentam sempre maximizar lucros condicionais pelos custos de produção, os consumidores procuram maximizar sua satisfação no consumo de bens e serviços, limitados por sua renda e pelos preços das mercadorias;
A teoria microeconômica não é um manual de técnicas para a tomada de decisões do dia-a-dia, mesmo assim ela representa uma ferramenta útil para esclarecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto em nível de empresas quanto de nível de política econômica.
- Teoria do consumidor
Estuda as preferências do consumir analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. É uma teoria microeconômica que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam os trade-offs e as mudanças em seu ambiente. Os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores estão basicamente ligados a sua restrição orçamentária e preferências.
...