Macroeconomia e microeconomia
Seminário: Macroeconomia e microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Enaisile • 14/3/2014 • Seminário • 484 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
1.1 Macroeconomia e microeconomia
1.1.1 INFLAÇÃO (O termo inflação significa efeito de inflar ou inchar, em economia, é um conceito que significa o aumento continuado ou generalizado dos preços dos bens ou serviços, resultando uma perda do poder de compra da moeda. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia, como por exemplo. (G1 GLOBO – Inflação semanal medida pelo IPC-S sobe em 3 de 7 capitais, diz FGV. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu em três das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas ( FGV) na terceira semana de setembro. Três das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação, enquanto quatro registraram decréscimo. As altas aconteceram em Brasília (de 0,32% para 0,33%), Belo Horizonte (de 0,29% para 0,37%) e São Paulo (de 0,19% para 0,30%). Em Salvador a queda foi ampliada de 0,06% na semana anterior para 0,08%, em Recife, a alta recuou de 0,27% para 0,22% e, no Rio de Janeiro, houve recuo de 0,33% para 0,32%.
1.1.2 TAXA DE JUROS ( A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle. Por exemplo, na reportagem G1 Globo. (Copom sobe juro pela quarta vez seguida e taxa básica vai a 9% ao ano). O Comitê de Politica Monetária ( Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira(28), de forma unanime, elevar a taxa básica de juros da economia de 8,5% para 9% ao ano. Esse foi o quarto aumento consecutivo na taxa Selic, que vem desde abril deste ano, o que levou os juros ao maior nível desde março de 2012 – quando estavam em 9,75% ao ano.
1.1.3 TAXA DE CÂMBIO ( A taxa de câmbio é aquela em que uma moeda é negociada por outra; A taxa de câmbio expressa o preço, em unidades monetárias nacionais, de uma unidade de determinada moeda estrangeira. Segundo a Folha Uol, a preocupação do BC com a taxa de câmbio se acentuou em junho. A mudança no ritmo de atuação do Banco Central no mercado de câmbio em junho foi um dos primeiros sinais concretos da preocupação do governo com a cotação do dólar e seus efeitos na inflação. Em julho, a preocupação foi descrita em detalhes na alta da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Os diretores do BC deixaram claro que a desvalorização do real causa uma forte pressão inflacionária no curto prazo e pode, se não for combatida, gerar mais inflação em 2014. O aumento da taxa básica de juros pode limitar os efeitos dessa desvalorização sobre os índices de preços, além de funcionar como uma espécie de atrativo para a entrada de dólares no país.
1.2 Métodos Quantitativos aplicados à Gestão Empresarial
Tal método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões: Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.
...