Matemática Financeira; Etapas 2,3 e 4.
Por: alessandro1000 • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN / ABC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
MATEMÁTICA FINANCEIRA – 2º SEMESTRE
[pic 1]
SÃO BERNARDO DO CAMPO / NOVEMBRO – 2015
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
MATEMÁTICA FINANCEIRA – 2º SEMESTRE
PROFESSOR: ANDERSON LOPES - AULAS-TEMAS: 2-SEQUÊNCIAS DE PAGAMENTOS; 3 - TAXAS A JUROS COMPOSTOS, EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS A JUROS COMPOSTOS, NOÇÕES SOBRE INFLAÇÃO; 4-AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS. ATPS – ETAPAS 2,3 e 4.
- Alessandro Pereira – RA:1583150137
- Maria Marta – RA:1583985890
- Marco Vinícius – RA:1581983746
- Ezequiel Pereira – RA: 1299106402
- Vanessa Rosa – RA: 1299119755
- Harley Carvalho – RA: 1569222204
- André Rocha – RA: 1578130014
SÃO BERNARDO DO CAMPO / NOVEMBRO – 2015
Sumário
Relatório 2..................................................................................................................1 Cálculos Realizados e Sequência de números encontrados......................................2 Relatório 3...................................................................................................................3 Cálculos Realizados e Sequência de números encontrados......................................4 Relatório 4...................................................................................................................5 Cálculos Realizados e Sequência de números encontrados......................................6 Quantia final encontrada e Referências Bibliografia...................................................7
Relatório 2
Séries de Pagamentos Uniformes. Definição: É uma séros que mostra o retorno do capital, através de pagamentos iguais com intervalo de tempo constante.É bem usadas nas ocasiões de empréstimo ou aquisições de bens. O fluxo de caixa que caracteriza esse tipo de séries, está derepresentado aqui. PV...PMT 1...PMT 2....PMT 3.....PMT 4...PMT n-1...PMT n ( tempo ).
Séries de Pagamentos Postecipados e antecipados. Definição: Na série de pagamentos antecipados, caracterizamos pelos pagamentos ou recebimentos que ocorrem no final de cada período unitário. Logo a primeira prestação é sempre paga ou recebida no momento um. São os chamados sistemas de pagamentos ou recebimentos sem entrada.
Modelo Matemático: PMT=PVx[ (1+i)^n x i Dividido por (1+i)^ n-1 ]; Onde PMT é o valor das parcelas ou prestações a serem pagas, PV é o valor financiado, i é a taxa de juros e n é o tempo.
1
Cálculos Realizados e Sequência de números encontrados da Etapa 2.
2
Relatório 3
A taxa de juros é uma ferramenta bastante utilizada pela Banco Central do Brasil, na intenção de controlar a inflação ou mesmo estimular a nossa economia. Quando os juros caem bastante, o povo tem mais acesso ao crédito por isso consome mais. Com esse aumento na demanda pode pressionar os preços se as indústrias não estiverem preparadas para suprir esse aumento de consumo. De outra maneira, se sobem os juros, a autoridade monetária inibe consumo e investimento, onde ficam mais caros, com o desaceleramento da economia evitamos que os preços subam, ou seja que haja inflação. Reduzindo a taxa básica de juros ( SELIC ), o Banco Central diminui a atração de aplicações em títulos da dívida pública. Dessa forma sobra um pouco mais de dinheiro no mercado financeiro e viabiliza investimentos que tenha o retorno em quantidade maior do que pago pelo governo. No caso da taxasubir,ocorre oinverso. SELIC: Sistema Especial de Liquidação e Custódia, criado em 1979 pelo Banco Central e pela Anbima ( Associação Brasileira das Entiades dos Mercados financeiros e de Capitais ), para tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos. CUPOM: Foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros.
...