Materiais didáticos no ensino de matemática
Tese: Materiais didáticos no ensino de matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marlenedanilo • 8/3/2014 • Tese • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 498 Visualizações
http://matematica-interessante-daiana.blogspot.com.br/
Materiais didáticos no ensino da Matemática
A presença de materiais didáticos nas aulas de matemática vem sendo incentivada e, atualmente, é impossível que se discuta o ensino desta ciência sem citar esse recurso de ensino. Entretanto, não basta a utilização de materiais didáticos se esses ficarem restritos apenas à manipulação dos alunos de forma lúdica e sem função educativa. É necessário que seu uso esteja atrelado a objetivos bem definidos quanto ao aspecto de promover a aprendizagem da matemática.
Para Fiorentini e Miorim (1990), o importante da ação é que ela seja reflexiva e que o aluno aprenda de modo significativo, desenvolvendo atividades nas quais raciocine, compreenda, elabore e reelabore seu conhecimento, sendo que o uso de materiais pode trazer uma grande contribuição nesse sentido. Afinal, o aluno é um sujeito ativo na construção do seu conhecimento; ele aprende a partir de suas experiências e ações, sejam elas individuais ou compartilhadas com o outro.
O Material Dourado
O Material Dourado, também denominado base 10, é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam, respectivamente, as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar. Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
Confira atividades no site abaixo:
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm
Postado por Daiana às 16:41 2 comentários:
Blocos Lógicos
A Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham importante papel na concepção de espaço pela criança.Nas classes de educação infantil e séries iniciais, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.
O jogo de blocos lógicos contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).
É um material extraordinário para estimular na criança aspectos tão fundamentais como analisar, comparar, raciocinar e julgar, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem em paralelo. Sua função é dar aos alunos idéias das primeiras operações lógicas, como seqüência, correspondência e classificação. Permitem ainda o desenvolvimento da comunicação e raciocínio lógico, edificando uma estrutura sólida para as demais aprendizagens.
Confira atividades no site abaixo:
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p6.php
Postado por Daiana às 16:34 Um comentário:
A importância do material concreto
A importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. O conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa, analisa, identifica e opera com o material. O lógico-matemático se dá quando ela usa seus atributos ou opera sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).
Postado por Daiana às 16:19 Um comentário:
Cusinaire
O material Cuisenaire é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica. É interessante para o trabalho com fatos da adição.
Uma adaptação desse material pode ser a sua confecção em papel quadriculado, o que ressalta o número de unidades correspondente a cada cor.
Confira atividades:
http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/material_cuisenaire.htm
Postado por Daiana às 16:08 Um comentário:
Geoplano
O geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano.
O geoplano é um dos recursos que pode auxiliar o trabalho da geometria, desenvolvendo atividades com figuras e formas geométricas – principalmente planas -, características e propriedades delas (vértices, arestas, lados), ampliação e redução de figuras, simetria, área e perímetro.
Confira o software de geoplano:
http://www.inf.ufsc.br/~edla/projeto/geoplano/software.htm
Postado por Daiana às 15:59 Nenhum comentário:
Malhas quadriculadas
As malhas quadriculadas são outro recurso de trabalho, e, assim como o geoplano, sua função é ajudar o aluno na observação das formas geométricas e nos desenhos que ela fará a partir das propriedades da figura que observou e montou no geoplano.
Podem ser utilizadas desde as séries iniciais até no ensino médio, no trabalho com a geometria (formas, área, perímetro), operações (especialmente a multiplicação), funções e estatística (gráficos).
Fonte:http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039031/webfolios/gigante/oqueegeoplano.html
Postado
...