Medidor de Frêquencia com Sensoriamento Indutivo
Por: Giuliano Bandoni • 16/3/2016 • Resenha • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
IMT – CEUN[pic 1]
Escola de Engenharia Mauá
Projeto Semestral – 1o Semestre – Medidor de Frêquencia com Sensoriamento Indutivo
Curso: Engenharia de Controle e Automação
Período: Diurno
Disciplina: Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital
Professor:
Grupo:1
Turma:2
Lab:2
Bancada:5
Integrantes:
Giuliano Medici de Araujo Toledo Bandoni RA:13.00682-7
Lucas Caetano Turbuk RA: 13.02386-0
Fabio Levy
São Caetano do Sul
08/Junho/2015
Table of Contents
Word did not find any entries for your table of contents.
In your document, select the words to include in the table of contents, and then on the Home tab, under Styles, click a heading style. Repeat for each heading that you want to include, and then insert the table of contents in your document. To manually create a table of contents, on the Document Elements tab, under Table of Contents, point to a style and then click the down arrow button. Click one of the styles under Manual Table of Contents, and then type the entries manually.
1.Objetivos
- Projetar circuitos eletrônicos analógicos e digitais para desenvolver um frequencímetro visando monitorar o sinal de um sensor magnético tipicamente utilizado em aplicações automotivas.
- Simular circuitos em MultiSim e desenvolver um circuito eletrônico prático em placa de circuito impresso (PCI) ou placa universal.
- Aplicar conceitos de circuitos limitadores, transistor como chave, contadores e circuitos decodificadores.
2. Problema Proposto
Primeiramente foi apresentado para os alunos o que é um sensor e o quanto ele é importante e usado na indústria automobilista. Como exemplo foi tomado o sistema de injeção eletrônica de um automóvel. Este é constituído por diversos sensores de ficam espalhados pelo motor do carro que tem diferentes objetivos e servem para capitar diferentes sinais.
Os sensores espalhados pelo automóvel recebem informações e geram sinais pulsantes, nos quais se deseja detectar os instantes de cada pulso e contabilizar a frequência. Para realizar tal operação são utilizados os circuitos eletrônicos, os quais são constituídos de uma parte digital e outra analógica.
Para a medição da frequência, pode ser utilizado um frequencimetro o qual é constituído por uma parte analógica e outra digital. A primeira parte do circuito consiste em receber um sinal pulsante, “trata-lo” e amplifica-lo e a segunda parte do circuito, que é a digital, recebe este sinal já amplificado e contabiliza em um mostrador digital a frequência medida deste sinal. O circuito levemente descrito será explorado e explicado mais detalhadamente nas próximas seções.
3. Circuito Analógico
3.1 Componentes utilizados
Além da utilização de uma placa protoboard para a confecção do circuitos, foram utilizados resistores de 680R, 1k, 10k; transistor BC 547B, diodo zener com queda de tensão de 5,1V/0,5W e um amplificador operacional Lm 741. Estes tem sua função básica descrita na tabela a seguir.
[pic 2][pic 3]
Materiais | Função |
Resistores | Sua função básica é limitar a passagem de corrente, quanto maior o valor do resistor menor a corrente |
Diodo Zener | No circuito desempenha a função de limitador de tensão |
Amplificador Operacional | Amplifica o sinal de entrada do circuito (tensão) pelo ganho em malha aberta |
Transistor | Amplifica a corrente do circuito |
Tabela 1 - Materiais e suas respectivas funções
3.2 Resolução
O circuito analógico do frequencimetro proposto tem como objetivo pegar pulsos de entrada que estão representados na figura 2 e 3, limita-los em 5v através de um limitador de tensão e amplifica-los retirando assim o ruído para que quando estes pulsos passados para o circuito analógico fossem detectados.
[pic 4]
Figura 2 - Sinal de Vo adotando uma frequência de 80 Hz
[pic 5]
Figura 3 - Sinal de Vo adotando uma frequência de 20 Hz
Com a finalidade de facilitar o entendimento do circuito, foi fornecido um diagrama de blocos, o qual será usado para explicar a parte do circuito limitador e do circuito amplificador transistorizado.
[pic 6][pic 7]
3.2.1 Circuito limitador
Um circuito limitador de tensão, como o próprio nome já diz é um circuito que limita a tensão de saída, tanto para negativo quanto para o positivo. O que determina o sinal é como o circuito é montado e com o tipo de diodo que o mesmo é feito.
...