Medidores De Vazão
Ensaios: Medidores De Vazão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kanka • 2/7/2013 • 312 Palavras (2 Páginas) • 649 Visualizações
Introdução:
Os medidores de vazão são fundamentais estratégica e economicamente nos processos industriais, pois, são utilizados para o controle do processo, análise e garantia de qualidade, produtividade; segurança; análise de eficiência, perdas e rendimento; balanço de massa, balanço de energia; transações comerciais, medições contábeis, etc
identificar se o objetivo principal da aplicação será: controle (contínuo ou batelada [atenção para o tempo de resposta]), medição fiscal, apropriação de produção, transferência de custódia, medição ambiental, contabilidade interna, segurança, ou “simplesmente” monitoramento, indicação ou totalização.
Deve-se avaliar: É preciso informações relacionadas ao formato geométrico do meio de transporte do fluido: cilíndrico (tubulação), retangular ou canal aberto. Na maioria das aplicações industriais geralmente tratamos de condutos de seção circular, e nestes casos precisa-se saber o material da tubulação, diâmetro interno, classe de pressão, comprimento de trecho reto, etc. O conhecimento do tipo de fluido (líquido, gás, vapor) e suas propriedades, bem como as características de escoamento são fundamentais. Deve-se verificar se o fluido compressível ou praticamente incompressível (líquidos) contém particulado sólido e, se tiver, qual o percentual deste. verificar se o fluido é volátil, combustível, alimentício, radioativo, sujo; se é corrosivo, abrasivo, aderente; se há possibilidade de cavitação e/ou flashing, golpe de ariete, encrustação. Pressão e temperatura mínima, operacional e máxima, densidade, condutividade elétrica, composição, viscosidade devem ser conhecidas, e é claro, a própria vazão mínima, operacional e máxima; e se esta será medida em volume ou massa. No caso de vazão volumétrica, é preciso definir se será medida nas condições de operação, ou base (normalizada ou outra referência), sendo necessário especificar as condições de pressão e temperatura utilizadas em qualquer um dos dois casos.
Para gases, vale salientar que se deve especificar a umidade do gás, e se a leitura deverá ser seca ou úmida. No caso de vapor d’água, bastará especificar a pressão e a temperatura para vapor superaquecido, ou somente a temperatura para vapor saturado.
...