Microeconomia: análise de mercados e agentes específicos
Seminário: Microeconomia: análise de mercados e agentes específicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sourpuss • 7/10/2014 • Seminário • 616 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
conflito entre as necessidades humanas ilimitadas (se renovam constantemente e vão se tornando mais sofisticadas) e os fatores de produção limitados (terra, trabalho, capital) resulta no mais importante problema analisado pela economia: a escassez e a consequente necessidade de escolha. Tarefa da economia: utilizar de forma ótima os fatores de produção limitados para atender ao máximo as necessidades humana ilimitadas.
Macroeconomia: a resultante total da ação dos agentes econômicos, os mercados sendo analisados em bloco.
Microeconomia: análise de mercados e agente específicos
Microeconomia enfoca: comportamento dos consumidores, comportamento dos produtores e seus custos, ambiente nos mercados onde os agentes negociam produtos e insumos (concorrência).
Custo de oportunidade: um consumidor que compra um bem mas poderia comprar outro, incorreu num custo de oportunidade. O bem comprado lhe dá satisfação, mas o que deixou de comprar foi uma oportunidade que também lhe daria satisfação. O custo de oportunidade de escolher o primeiro bem é a satisfação perdida por ter desistido da melhor alternativa seguinte a escolha que fez.
Teoria da demanda: tem o proposito de identificar os vários fatores que afetam a decisão de compra. Demanda é um quadro ou curva que mostra as várias quantidades de um produto que os consumidores estão dispostos e são capazes de comprar a cada preço possível, durante um período especifico de tempo. Lei da demanda: existe uma relação inversa entre o preço e a quantidade que os demandantes estão dispostos a comprar de um certo bem ou serviço.
A demanda depende de muitos fatores: as preferencias do consumidor e seu nível de informação, o preço do produto, os preços de produtos relacionados (substitutos ou complementares), a renda do consumidor, a disponibilidade de crédito, as políticas governamentais (impostos, subsídios), as expectativas de renda e de preços futuros, etc.
Mantendo-se todos os demais fatores constantes (ceteris paribus) a medida que o preço diminui, a quantidade demandada aumenta.
Um movimento ao longo da curva da demanda é chamado de ‘variação na quantidade demandada’, e essa mudança ocorre quando muda a quantidade que um consumidor está disposto a comprar em decorrência de variação do preço do produto.
Deslocamento da curva de demanda é uma projeção de toda a curva para esquerda ou para direita, e isto acontece pela mudança de alguma variável que levam ao aumento ou diminuição da demanda por um produto ou serviço.
Elasticidade da demanda: visa mensurar a sensibilidade da quantidade comprada às alterações nas variáveis que determinam a demanda. As mais importantes são elasticidade preço e a elasticidade renda. (a demanda é mais elastica no longo prazo pois as pessoas tem mais tempo para encontrar um produto substituto satisfatório e assim mudar o consumo.
ED = variação % qtd demandada / variação % no preço ou renda
>1 elástica / =1 unitária / <1 inelástica
Elasticidade preço: fatores que influenciam: peso no orçamento, concorrência ou existência de substitutos, necessidade ou essencialidade.
Elasticidade renda: bens normais (renda aumenta,
...