Microeconomia I – As Leis que Regem o Mercado
Por: IDENI22 • 17/10/2015 • Resenha • 326 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
TEC. EM GESTÃO FINANCEIRA
ECONOMIA
AP – Unidade II – Microeconomia I – As leis que regem o Mercado
Com base nos dois Artigos lidos, onde as causas das crises de 1929 e 2008 foram debatidas, qual das características abaixo mais bem explica as duas crises? Justifique a sua resposta.
Resposta
Depois da leitura dos dois artigos, acredito que enquadram na primeira característica.
Justificativa:-
As duas crises financeiras que ocorreram no passado e certamente voltarão a ocorrer no futuro. Mas uma crise econômica tão profunda como esta última de 2008, poderia ter sido evitada. Se, depois de sua ocorrência, o governo dos EUA, não tivesse acordado subitamente e adotado políticas de redução de taxas de juros, aumento drástico da liquidez e, principalmente, expansão fiscal. Muito se fez para evitar uma repetição da crise de 1929.
Não bastam os períodos das crises financeiras ou a ganância dos financistas para explicar uma crise tão severa quanto esta. Sabemos que a luta por ganhos de capital fáceis e volumosos em transações financeiras e por bonificações correspondentemente grandes para os operadores individuais é mais forte do que a luta por lucros em serviços e produção.
Os países ricos costumam ficar livres desse tipo de crise porque normalmente não tomam, mas concedem empréstimos internacionais e, quando os tomam, o fazem em suas próprias moedas. Para os países em desenvolvimento, contudo, as crises de balança de pagamentos é uma calamidade financeira. A política de crescimento com poupança externa que lhes recomendam os países ricos não promove seu crescimento; pelo contrário, envolve elevada taxa de juros em substituição de poupança doméstica pela poupança externa.
Portanto, toda crise sempre segue uma rota longa e dolorosa; apesar das corajosas políticas fiscais adotadas pelos governos, o buraco na economia provavelmente permanecerá por muitos anos. E o capitalismo seguramente irá mudar, mas não devemos confiar em mudanças imediatas. Sabemos que, os ricos ficarão menos ricos, mas permanecerão ricos, enquanto que, os pobres ficarão cada vez mais pobres.
...