Microeconomia e Macroeconomia inflação
Projeto de pesquisa: Microeconomia e Macroeconomia inflação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: smrocha • 19/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.241 Palavras (9 Páginas) • 257 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade demonstrar sobre a Microeconomia e Macroeconomia, fala sobre a Inflação, taxas de juros, taxas de cambio, medidas ou estatística descritiva,
A inflação é uma situação que traz o aumento de bens e serviços de um mercado nacional, onde a inflação reduz o poder de compra e provoca a má distribuição de renda.
A taxa de juros indica qual a porcentagem de juros que o investe no capital no período de tempo. A taxa de juros é o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedi-lo emprestado.
A taxa de cambio é o preço de troca entre moeda de dois países. É uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada no campo econômico, servindo assim como referencia do custo de uma determinada moeda em relação à outra.
Medidas ou Estatística descritiva é um ramo da estatística que aplicada várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados
Aborda vários outros aspectos relacionados com a Microeconomia, e a Macroeconomia.
Desenvolvimento
1 Microeconomia E Macroeconomia
Inflação
A inflação é uma situação que traz o aumento de bens e serviços de um mercado nacional, onde a inflação reduz o poder de compra e provoca a má distribuição de renda.
Por exemplo, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15), acelera para 0,27% em setembro, após subir 0,16% em agosto, de acordo com divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa atribui o avanço do indicador, a variação de preços dos transportes, que passou de uma deflação de 0,30% em agosto, para alta de 0,30% no mês seguinte ainda que itens como etanol e gasolina tinha ficado mais barato. Prévia da inflação oficial acelera para 0,27% em setembro.
A presidente poderia reajustar a inflação dos preços para que os investidores e empresário fiquem mais tranqüilos.
Taxas de juros
De acordo com Troster e Mochan (2002) podem-se definir juros como o preço de um empréstimo que produz um investimento graças ao capital inicial em um determinado período.
A taxa de juros indica qual a porcentagem de juros que o investe no capital no período de tempo. A taxa de juros é o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedi-lo emprestado.
Por exemplo, noticia publicado no site da veja onde o Banco Central fala sobre a taxa de juros.
O fraco crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre, divulgado, não assustou o comitê de política monetária (COPOM), que elevou a taxa SELIC- o juro básico da economia em 0,5 pontos porcentual, para 8% ao ano. Pela segunda reunião consecutiva a decisão de subir o juro mostra que o Copom escolher controlar a inflação
independentemente das pressões que possam vir do
Palácio do Planalto.
“O Cenário agora vai tranquilizar com o mercado vendo que o Banco Central tem pulso firme no combate a inflação” disse Alessandra Ribeiro, economista da Tendência consultoria ao site da Veja.
Para ela uma alta menor que 0,5 pontos porcentuais poderiam aumentar a volatilidade do mercado financeiro e a insegurança dos investidores. Seria com se o Banco Central estivesse fazendo uma coisa e falando outra.
No mês passado o Banco Central aumentou a SELIC em 0,25 pontos porcentual, para 7,5% ao ano. O movimento foi uma resposta aos ânimos exaltados do mercado que perder aos poucos a confiança nas bases econômicas do governo Dilma Rousseff, e da população que começou a sentir no bolso o fantasma da alta dos preços.
Ao decidir por uma alta de 0,25 pontos porcentual e não de 0,25 ponto porcentual como esperava os economistas, o comitê preferiu controle da inflação à expansão econômica como prefere a presidente Dilma.
A taxa de juros se for monitorada a respeito de todos os focos que ela influencia desde 1994 que ela vem sendo controlado. Seria uma boa hora para manter num nível baixo é assim poder subir o salário mínimo sem que os preços alterem.
A taxa de juros está cada vez mais alta mesmo assim os empresários precisam do dinheiro para investir nas suas empresas, então vão ao banco e ficam endividados para não deixarem os consumidores fora de suas empresas. Por isso que eles embutem juros
nas suas mercadorias.
Taxa de Câmbio
A taxa de cambio é o preço de troca entre moeda de dois países. É uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada no campo econômico, servindo assim como referencia do custo de uma determinada moeda em relação à outra.
Por exemplo, a notícia publicada no site Terra. O índice de otimismo entre os direitos financeiros das empresas brasileiras neste trimestre é o mais baixo desde que passou a ser calculado, em 2012. A taxa de câmbio, o código tributário e as políticas governamentais preocupam as empresas do país amigos. A taxa de cambio é uma maneira de facilitar a exportação e a importação entre países.
2. Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial
2.1 Medidas Descritivas
Medidas ou Estatística descritiva é um ramo da estatística que aplicada várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. A Estatística descritiva é a parte da Estatística que desenvolve a disponibilizar métodos para resumo e apresentação de dados por meio de medidas descritivas, tabelas, gráficos, diagramas, com o objetivo de facilitar a compreensão e a utilização da informação contida ali.
2.1.1 Medidas de Tendência Central
São medidas que indicam a localização de dados. São utilizados para determinar o resultado típico ou médio de um grupo de resultados. Medidas de tendência central são três media moda e mediana.
Média - um conjunto de dados numéricos que se obtêm dividindo a soma dos valores de todos os dados pelo numero de dado.
Moda – de um conjunto de dados ao dado que ocorre com menor frequência.
Mediana –
...