Microeconomia e macroeconomia no mundo e no Brasil
Artigo: Microeconomia e macroeconomia no mundo e no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nadiaarr • 2/11/2014 • Artigo • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 347 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.........................................................4
2.2 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA...................... 5
2.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL................................................................................................6
2.4 OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA......................................................................................................7
2.5 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL x INABILIDADES ADMINISTRATIVAS......7
2.5.1 CAUSA MORTIS DE EMPRESAS NACIONAIS.................................................7
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem como finalidade mostrar uma análise do grau de desenvolvimento prático na implementação dos instrumentos de desburocratização no Brasil em processos cotidianos das empresas.
O Brasil tem uma grande potencia para o desenvolvimento dos negócios, porém há também muitas leis e burocracias que impossibilitam a vida dos empresários e das empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.
No que se refere ao universo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem especialmente em dois elementos significativos para uma empresa, entre diversos:
• A questão da continuidade: o cenário econômico, político e normativo do país abalam as chances de negócios e a duração da empresa, governos fracos e incapazes de conduzir a economia do país de modo a reforçar um bom espaço de mercado e de negócios visam prejudicar a sobrevivência e, conseqüentemente, o prosseguimento das empresas no país.
• Os valores dos ativos e das ações: em um espaço político, econômico e normativo desvantajoso ao mercado e aos negócios, os bens e as ações das entidades correm o total risco de perderem o seu valor.
Referente ao meio contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias influenciam nos balancetes e balanços, fazem com que o contador seja levado a se atualizar sobre a nova legislação. Mudam critérios e técnicas de escrituração contábil, assim como nos valores dos resultados apurados. Exemplos disso:
• A nova junção das normas contábeis internacionais as normas contábeis brasileiras, que derivou mudanças significativas na forma de escriturar a contabilidade.
• As diversas leis, decretos e medidas provisórias que modificam alíquotas, bases de cálculo e formas de verificação de impostos.
2.2 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA.
A medida macroeconômica é um dos dois suportes do estudo da economia, sendo o outro a medida microeconômica.
A macroeconomia é uma das classificações da ciência econômica dedicada ao estudo das quantidades globais e as ligações entre as mesmas, desinteressando-se dos comportamentos individuais. Dedica-se também a medida e observação de uma economia regional ou nacional com um todo. Tem como propriedade metas para ampliar o nível de empregos, estabelecer os preços, dispor renda, aumentar a economia, resolver conflitos de objetivo.
A medida microeconômica é uma área da ciência econômica que dedica-se a conduta de unidades estipuladas diante das flutuações das variáveis econômicas.
A microeconomia preocupa-se em cuidar da elaboração de preços de bens e serviços (soja, automóvel) e de elementos de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos. A função da microeconomia é esclarecer como são criados os preços dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
“Microeconomia ou teoria dos preços é dividida em:
• Teoria do consumidor: estuda o favoritismo dos consumidores investigando o seu comportamento, as suas preferências, as limitações quanto a valores e a demanda de mercado.
• Teoria da firma: estuda a estrutura econômica de organizações do qual o objetivo é maximizar lucros, organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para consumidores.
• Teoria da produção: estuda o processo de modificação de fatores obtidos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e seus resultados no produto final.”
2.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.
A economia do Brasil é frontalmente dominada pelas micros. O controle de negócios da microempresa no Brasil tem aumentado espantosamente, a tal ponto dela significar uma fatia muito relevante no mercado de negócios. E não era por ser de menor destaque uma vez que as microempresas empregam a maior parte da população que exige, de certa forma, pouquíssima experiência e escolaridade.
A microeconomia por se falar de uma ciência que trata dos preços, pesquisando a formação de preços no mercado,
...