Modelo Prointer
Por: 988232902 • 12/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.611 Palavras (7 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
PROINTER I
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
ALAM MAIA DA SILVA VIANNA RA: 9929029987
JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO VINAGRE RA: 1916143439
MIUCI APARECIDA QUINTIERI VIEIRA RA: 1916143439
RAFAELA BEATRIZ CELESTE INACIO RA: 2810726776
VALESKA YARA PIRES RAMOS DE OLIVEIRA RA: 2810765982
Bauru/SP
Março/2015
ALAM MAIA DA SILVA VIANNA RA: 9929029987
JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO VINAGRE RA: 1916143439
MIUCI APARECIDA QUINTIERI VIEIRA RA: 1916143439
RAFAELA BEATRIZ CELESTE INACIO RA: 2810726776
VALESKA YARA PIRES RAMOS DE OLIVEIRA RA: 2810765982
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional do 1º bimestre.
Bauru/SP
Março/2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO .....................................................................................................................4
2. ENTREVISTA.......................................................................................................................4
3. ANÁLISE SWOT..................................................................................................................8
4. CONCLUSÃO.....................................................................................................................10
5.REFERÊNCIAS ..................................................................................................................10
1- INTRODUÇÃO
O cenário atual é desafiador, contudo necessita de cuidados e análises de mercado criteriosas, um bom estudo pode levar a organização a ser bem sucedida em sua empreitada por isso afirma Chiavenato (2007), na verdade, o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturada, em algo concreto e bem sucedido. Deve também saber gerir seu negócio, para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio, além da análise de ambientes externo e interno.
2. ENTREVISTA
QUESTIONÁRIO
Entrevista com um empreendedor
Nome da empresa: JO de Souza comércio de alimentos ME
Endereço: Rua: Dr. Almeida Cintra, 8-05
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
Ramo de atividades: Restaurante
Produtos e serviços: alimentação
Data de início das atividades: 25/05/2013
Entrevistada: Juliane Orestes Chan
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
R: Foram vários fatores, dentre eles o desejo de ter o próprio negócio e crescer financeiramente.
- Existem outros empreendedores em sua família?
R: Sim, temos uma empresa familiar onde trabalham eu, meu esposo, sogra, sogro e cunhado.
- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
R: Sim, a ideia surgiu quando estava cursando a universidade de administração de empresas.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
R: Me formei em Administração de empresas pela Instituição Toledo de Ensino(ITE). O conhecimento que adquiri teve muita importância nas tomadas de decisões e na organização do empreendimento.
- Por que muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
R: Porque existem muitos riscos e incertezas ao empreender um novo negócio e as pessoas preferem permanecer em sua zona de conforto a assumir os riscos.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
R: Assumindo o desafio de superar as limitações e obtendo o sucesso.
- De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
R: Sabemos que as empresas são formadas por pessoas, por isso, deve-se ter o cuidado com a gestão de pessoas, motivando o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal. As decisões devem ser pautadas na ética e no respeito às limitações individuais, valorizando as habilidades de cada colaborador.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender?
R: Minha família sempre se interessou no ramo de alimentos, possuindo as habilidades necessárias para começar um negocio dessa espécie. Aproveitamos o interesse e essas habilidades para nos engajar neste novo empreendimento.
- Como você avaliou essa oportunidade?
R: Avaliamos como uma excelente oportunidade para abrirmos nosso negócio.
- Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
R: Não tínhamos um plano de negócios, por isso estudamos vários fatores como a escolha do ponto, disponibilidades financeiras e viabilidade de implantação do negócio a determinado público alvo.
- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
R: Trabalhamos anteriormente no ramo de Buffets adquirindo experiência e desejo de abrir nosso próprio negócio.
- Quais são suas forças e fraquezas?
R: Minhas forças são: Determinação, persistência e comprometimento. Minhas fraquezas são: Dificuldade em separar pessoal do profissional, dificuldade em delegar decisões e com a gestão de pessoas.
...