Modelo Prointer IV - Relatório Parcial
Por: claufsoouza • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.725 Palavras (11 Páginas) • 363 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Comercial
POLO: Barueri
ACADÊMICO: CLAUDIA FERREIRA DE SOUZA – RA: 3601576415
TUTOR A DISTÂNCIA: Elvio Soares Viana Junior
PROINTER I
BARUERI, SÃO PAULO.
05/2018.
ACADÊMICO: CLAUDIA FERREIRA DE SOUZA – RA: 3601576415
TUTOR A DISTÂNCIA: Elvio Soares Viana Junior
PROINTER I
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.
BARUERI, SÃO PAULO.
05/2018.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. PORTO BRAVO 3
➢ Descrição do Produto ou Serviço: 6
3. O que é FIDC? 6
3.1.1 O que são Direitos Creditórios? 7
3.1.2 Quando solicitar antecipação de recebíveis 7
3.1.3 Como Funciona 8
3.1.4 Vantagens 8
3.1.5 Desvantagens 8
4. O Mercado de Capitais 9
5. FIDC cresce 225% e se destaca como opção de investimento em 2018 9
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
7. REFERÊNCIAS 12
- INTRODUÇÃO
O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) ainda é um produto pouco conhecido no mercado brasileiro, principalmente na modalidade de antecipação de recebíveis. O FIDC tem grande potencial de crescimento tendo em vista que as empresas necessitam de financiamento, de pouca oferta no mercado além do custo alto do crédito bancário. Hoje, ele se apresenta atrativo para os investidores, pois oferecem maior rentabilidade e níveis de riscos equivalentes aos demais produtos já operantes no mercado. O próprio mercado diversificou suas opções de oferta e de captação de recursos, e entre elas destaca-se o FIDC que se apresenta como uma alternativa que dissolve os riscos entre todos os participantes do negócio. A existência de meios que facilitem ás empresas captarem recursos externos para desenvolver suas atividades, melhorando a estrutura e viabilizar novos projetos é de fundamental importância para o fortalecimento do setor empresarial, em qualquer economia. No caso da economia brasileira, a ausência de ferramentas com essas probabilidades é um problema recorrente há décadas, apesar das inúmeras tentativas para resolvê-lo. Esta é uma oportunidade para novas alternativas de financiamento privado se firmarem. O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios se revela como um impulsionador da economia, principalmente no que se refere à redução do custo de capital das instituições financeiras.
- PORTO BRAVO
A Porto Bravo é uma empresa especializada na antecipação e gestão de recebíveis de crédito, como duplicatas, contratos, cheques e notas promissórias. Através de modernos instrumentos financeiros de securitização, seja pela emissão de cotas pelo Porto Bravo FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios), ou pela emissão de debêntures da Porto Bravo Securitizadora S/A, oferecemos aos nossos clientes soluções adequadas a cada etapa de desenvolvimento de seus negócios.
- Tipo Societário: 206-2 - Sociedade Empresária Limitada
- Razão Social: PORTO BRAVO SERVICOS EMPRESARIAIS LTDA
- Nome Fantasia: Porto Bravo
- Motivo para a escolha do nome: Um Nome onde as pessoas possam confiar e sentir segurança em seus negócios.
- Nome do Proprietário: Daniel Acquarone
- Formação acadêmica do(s) proprietário(s): Diretor de Relação com Investidores.
- Localização: Alameda Rio Negro, 1084 – Parque Imperial – Barueri / SP
- Segmento de atuação: Financeira
- Campo de Atuação: Nacional
- Público-alvo: Empresas que precisam de Capital de Giro, para manter suas empresas de pé.
- Breve histórico
Presente no mercado de crédito desde 2001, a Porto Bravo sempre se destacou pelo seu real espirito de parceria junto aos seus clientes e parceiros de negócio.
Ao longo desses anos, as constantes mudanças no ambiente de negócios vêm exigindo uma constante preocupação de nossa parte, em nos mantermos atualizados e prontos para os diversos desafios impostos ao longo de nossa história. Foi assim que essa história começou em 2001 com a abertura de um pequeno escritório na cidade de Osasco, onde iniciávamos nossas atividades como factoring.
Sempre acreditando na formação de um quadro de colaboradores realmente alinhados às boas práticas do mercado, decidimos em 2010 mudar nossa forma de atuação, passando a operar através da Porto Bravo Securitizadora S/A. Com o objetivo oferecer um dia a dia de negócios dinâmico aos nossos clientes, esse modelo começou a ser aperfeiçoado novamente ao longo de 2016, para que no ano seguinte, pudéssemos operar também através do Porto Bravo FIDC.
...