Moeda função
Resenha: Moeda função. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanerada • 26/5/2014 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
A moeda tem como funções:
- meio de pagamento ou instrumento de troca: serve nos atos de compra e venda, ou seja, serve para intermediar o fluxo de bens e serviços e fatores de produção da economia.
- unidade de cálculo ou denominador comum monetário: possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida.
- reserva de valor: podem guardar-se produtos, designadamente quando constituem aplicações para grandes fundos poupados, como é o caso de propriedade imobiliária. A posse de moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro.
b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada.
R: A moeda fiduciária apareceu quando o estado decidiu entrar para o negócio, sendo lançada uma lei que obrigava as pessoas a aceitar e transacionar em moeda de papel sem poderem trocá-la por ouro. O Estado é quem ditava quanto valia a moeda.
A moeda lastreada é aquela formada por um título baseado na existência de reservas de metais preciosos, em especial, o ouro, pela autoridade monetária, sendo que sua emissão é realizada com base na existência destas reservas em quantidade suficiente para que cada unidade monetária tenha a mesma quantidade de ouro, ou outro metal precioso, associada.
2. Com relação aos meios de pagamento.
a) Conceitue meios de pagamento.
R: Constituem o total de moeda à disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações. A liquidez da moeda é a capacidade que ela tem de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações.
...