TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moeda, juros e rendimentos

Projeto de pesquisa: Moeda, juros e rendimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 11



Introdução

Este trabalho tem objectivo apresentar alguns conceitos básicos de Moeda Juros rendimento e alguns aspectos sob mercado de bens de serviços e curva I S e mercado monetário e curva LM.

As curvas I S e LM são os lugares geométricos no plano formado pelas variáveis taxas de juros e nível de renda real, dos pontos que asseguram o equilíbrio do mercado de bens e serviços e monetário.

Numa economia é indispensável a presença dois Mercados acima citados. Logo sendo um facto e realidade trataremos de procurar analisa–los.

Moeda, Juro e Rendimento

Moeda: é meio através do qual são efectuadas as transacções monetárias. É todo activo que constitua forma imediata de resolver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

Juro: é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

Rendimentos : representa o impacto de uma variação do preço sobre a quantidade procurada de um determinado bem originado pela variação dos rendimentos reais dos consumidores. quando o preço de determinado bem aumenta e os rendimentos monetários são fixos, a quantidade de bens que os consumidores podem adquirir (ou seja, o rendimento

real) diminui originando uma redução da quantidade procurada.

O efeito rendimento é assim, juntamente com o efeito de substituição, uma das razões para a inclinação negativa da curva da procura.

Mercado de bens ambientais

Segundo a definição de bens e serviços ambientais é um dos temas mais relevantes das negociações internacionais. Em discussão estão o acesso privilegiado de alguns produtos e serviços a mercado tradicionais e os monopólios. Ainda não existe um consenso sobre a definição. Ela varia tendo em vista os diferentes interesses económicos e ambientais dos países e organizações envolvidas.

Neste contexto, bem e serviço ambiental é uma classificação especial que surgiu para incrementar o uso e o comercio internacional de tais bens, os quais seriam beneficiados por vantagens tarifarias, mas, por outro lado, também sujeitos a restrição ambientais em sua produção.

Para o programa das nações unidas para o meio ambiente e a conferencia das nações unidas sobre o comercio e desenvolvimento (unep e unctad), embora não exista um acordo sobre a definição de bens e serviços ambientais, normalmente eles são distribuídos em uma das duas categorias:

1. A primeira inclui equipamentos, materiais e tecnologias destinado a adequar um problema ambiental particular, tais como tratamento de agua e esgoto, e o controle da poluição do ar de terra. Esses bens incluem uma variedade larga de produtos industriais, como: válvulas,

bombas e compressores, que normalmente possuem diversas finalidades, mas para serem considerados bens ambientais devem ser empregados exclusivamente para realizar um serviço ambiental.

2. Na segunda categoria estão bens industriais e de consumo, cujo uso final do produto reduza impactos negativos ou incremente potenciais impactos positivos sobre o meio ambiente, sendo ele próprio preferível ambientalmente a outro produto similar devido ao seu impacto relativamente benigno ao meio ambiente. São também conhecidos como produtos preferíveis do ponto de vista ambiental e podem ser empregados para outras finalidades, não necessariamente ambientais. Como por exemplo, equipamentos electrónicos

CAPÍTULO I :

O Mercado de Bens e a Curva IS

Mercado de bens e serviços

No mercado de bens e serviços são estabelecidas as quantidades e os preços de equilíbrio de bens e serviços em mercados individuais: o somatório de todos os mercados de bens e serviços redundava em um grande e hipotético mercado, cuja as leis de oferta e procura determinavam o produto da economia (quantidades totais) e o nível geral de preços (uma espécie de índice de preços médios de todas as mercadorias e serviços).

As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três (3) variáveis principais:

Número de firmas produtoras no mercado;

Diferenciação do produto;

Existência de barreiras

à entrada de novas empresas.

No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

O Mercado de Bens e Serviços determina o nível de produção agregada, bem como o nível geral de preços.

O nível geral dos preços e do agregado da produção depende da demanda agregada – consumidores, empresas, governo, sector externo – e da oferta agregada de bens e serviços. Para que ao menos houvesse um equilíbrio de mercado, seria necessário que a oferta agregada de bens e serviços fosse igual à demanda agregada de bens e serviços.

O mercado de bens e a relação IS

Existe equilíbrio no mercado de bens quando a produção, Y, é igual à demanda por bens, Z. Essa condição é chamada relação IS.

Esta última expressão designa-se por curva IS, a qual representa o lugar geométrico de

todas as combinações entre Y e i que garantem o equilíbrio do mercado de bens e serviços.

O nome IS significa Investment=Saving, e provém do facto de, à semelhança do modelo

Keynesiano simples, o equilíbrio no mercado de bens e serviços ter subjacente a igualdade entre poupança e investimento, I = S.

Determinação do produto

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com