Monografia Ciências Econômicas - 2014
Por: Marcus Vinicius de Andrade • 21/4/2015 • Monografia • 16.507 Palavras (67 Páginas) • 1.058 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
RICARDO VIEIRA SANTANA
Matrícula n°: B05309-7
AS POLÍTICAS MONETÁRIA E CAMBIAL NO BRASIL NOS ANOS 2000
SÃO PAULO
2014
AS POLÍTICAS MONETÁRIA E CAMBIAL NO BRASIL NOS ANOS 2000
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Ciências Econômicas apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Prof.ª Ivy Judensnaider
São Paulo
2014
[pic 3]
RICARDO VIEIRA SANTANA
AS POLÍTICAS MONETÁRIA E CAMBIAL NO BRASIL NOS ANOS 2000
Trabalho de Conclusão de curso para obtenção do título de Graduação em Ciências Econômicas apresentado à Universidade Paulista - UNIP.
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
____________________________/__/___
Prof.ª Ivy Judensnaider
Universidade Paulista - UNIP
____________________________/__/___
Prof. Nome do Professor
Universidade Paulista - UNIP
____________________________/__/___
Prof. Nome do Professor
Universidade Paulista – UNIP
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos meus pais Antonio Santana e Terezinha Arcelina Vieira Santana, que sempre fizeram o possível para que eu conseguisse adquirir uma formação e que me apoiaram nos momentos mais difíceis, nos mais diversos aspectos da vida.
AGRADECIMENTOS
Agradeço principalmente a minha família e as pessoas mais íntimas, que ficaram ao meu lado sempre que precisei e principalmente este ano que foi o mais doloroso que poderia passar. Tenho muito que agradecer também a todos meus professores que me surpreenderam positivamente neste curso de Ciências Econômicas, em especial minha professora orientadora, que ministrou as aulas de Elementos de Economia, Economia e Ética, HPE e o Projeto de Monografia, professora Ivy Judensnaider, que me fez ter cada vez mais senso político, ético e crítico e o apoio dado durante todo o curso, ao professor incrível Francisco Alves que ministrou as aulas referentes à história econômica e também à professora Deborah Travassos com suas aulas críticas e com teor político. Levarei todos sempre na minha vida profissional e pessoal.
RESUMO
Este trabalho visa estabelecer uma relação entre as metas de inflação adotadas a partir da vigência do Plano Real por meio do controle da taxa de câmbio e da taxa de juros o que proporcionou, segundo os autores, uma armadilha cíclica para a economia do país. Para tanto, é abordado um contexto histórico do Plano Real e qual a situação econômica vivida pelo país nas décadas de 1980 e 1990, com o aumento da dívida pública e a alta na taxa de inflação. Após os anos 2000, mostra-se que a condução da economia manteve-se igual aos anos anteriores e que tal forma de conduzir a economia, provocou um controle na inflação e ganhos de superávits primários, entretanto, houve um descontrole no balanço de pagamentos, nas transações correntes e nas dívidas públicas externas e internas. Outro ponto, é que a concentração de renda do país diminuiu de acordo com o Índice de Gini, houve queda na taxa de desocupação, mas houve uma volatilidade do IDH, que mede o desenvolvimento do país. Portanto, o controle inflacionário por meio da condução estreita das taxas de juros e câmbio não fora o melhor método a ser adotado em uma economia periférica e em desenvolvimento.
ABSTRACT
This work aims to estabelish a relationship between inflation targeting adopted from the period of the Real Plan by controlling the exchange rate and interest rate which provided, according to the authors, a cyclical trap for the country's economy. Therefore, it is discussed a historical context of the Real Plan and what the economic situation faced by the country in the 1980s and 1990s, with the increase in public debt and the high rate of inflation. After the 2000s, it shows that the management of the economy remained the same as the previous years and so to drive the economy, caused a control on inflation and earnings of primary surpluses, however, there was a lack in the balance of payments, current account and external and internal public debt. Another point is that the concentration of income in the country has decreased according to the Gini coefficient, there was a drop in the unemployment rate, but there was a volatility of HDI, which measures the country's development. Therefore, the control of inflation through tight driving interest rates and foreign exchange was not the best method to be adopted in a peripheral economy and development.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Gráfico 1 – IPCA Variação acumulada 29
Gráfico 2 – IPCA Variação acumulada (1995 a 2010) 30
Gráfico 3 – PIB Variação em Volume 31
Gráfico 4 – Taxa Selic 32
Gráfico 5 – Metas de Inflação 33
Gráfico 6 – Dívida Externa 34
Gráfico 7 – Dívida Interna 35
...