Negociação
Por: Clésinho Costa • 25/5/2015 • Projeto de pesquisa • 523 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
RESUMO
O campo da Saúde do Trabalhador visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde-doença. Na atualidade a saúde do trabalhador vem sofrendo com uma serie de mudanças ocorridas no mercado de trabalho, onde a pressão por resultados e prazos acaba por desconsiderar muitas vezes riscos a saúde do trabalhador. O presente artigo pretende discutir aspectos relacionados à situação atual em que se encontra a saúde do trabalhador brasileiro no século XXI, utilizando-se de pesquisa descritivo-exploratória com caráter descritivo, tendo como base pesquisa bibliográfica feita principalmente em livros e artigos relacionados ao tema.
Palavras-Chave: Saúde, Trabalhador, Condições de trabalho.
INTRODUÇÃO
Poucos assuntos despertam tanto interesse na sociedade quanto a saúde, todavia são poucos os trabalhadores que têm noção do quanto a sua saúde é afetada pelo desempenho do seu trabalho, bem como as condições do seu local de trabalho.
Cada vez mais, têm surgido temas, estudos, abordagens que abordam à relação trabalho-saúde, tendo uma enorme contribuição para o campo entendido por Saúde do Trabalhador.
Nos últimos anos verifica-se um quadro de mudanças caracterizado pela globalização dos mercados, reestruturação produtiva e incorporação de novas tecnologias, coexistindo com processos de trabalho tayloristas-fordistas, além da expansão do setor de serviços e do aumento de trabalho informal e exclusão social, ao lado dos problemas estruturais da formação social do Brasil. Em face dessas mudanças que acabam por também modificarem o perfil dos trabalhadores bem como a forma de trabalhar, as condições de trabalho bem como os impactos do trabalho na saúde do trabalhador também sofreram mudanças.
Durante muitas décadas tivemos políticas na área da Saúde do Trabalhador que estavam voltadas quase que em sua totalidade para situações de riscos sociais, onde o trabalhador quando necessitasse, receberia uma ação indenizatória de reparação das sequelas decorrentes do trabalho, indenização esta garantida através de um seguro social contributivo, ou seja, tínhamos uma cultura de que o risco é socialmente aceitável sobre a saúde do trabalhador.
Devido a grande relevância que o tema saúde do trabalhador tem ganhado nos últimos anos, o presente artigo tem como principal objetivo fazer uma abordagem de como se encontra a saúde do trabalhador brasileiro contemporâneo, além de se fazer uma analise de como o trabalho vem afetando a saúde do trabalhador.
No contexto atual, constatam-se significativas alterações relativas à organização e gestão do trabalho, à proteção social, bem como avanços na compreensão sobre seus efeitos na saúde do trabalhador, entendendo-a como um processo que permeia o modo de ser de viver dos trabalhadores e de sua família. Paradoxalmente, verificam-se antigas e novas configurações de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho que redesenham indicadores de agravos à saúde repercutindo enquanto expressões de trauma e violência na vida do trabalhador e de sua família. Cabe destacar que essas expressões estão intimamente vinculadas às transformações na relação capital versus trabalho.
...