Negociação – Instrumento de gestão da Ética e Habilidade imprescindível ao líder
Artigo: Negociação – Instrumento de gestão da Ética e Habilidade imprescindível ao líder. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinesantosfs • 16/11/2013 • Artigo • 432 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
Tema: Negociação – Instrumento de gestão da Ética e Habilidade imprescindível ao líder.
A negociação é o maior instrumento de gestão. Pois o líder tem que unir a equipe motivando e chegando a um consenso. Nesta hora a ética é fundamental, pois visam o acordo comum para ambas as partes.
O gestor que aplica sua administração a ética conseguirá expressar o valor do dialogo e o bem comum de todos. Notamos que a negociação ética é algo imprescindível ao líder, pois ela é uma condição natural em todo relacionamento.
Todas as pessoas são influenciadas e também influenciam e nem sempre essa influência parte de quem detêm a autoridade formal.
Ter consciência ética é essencial para uma boa formação da cultura grupal. Os grupos significam objetivos comuns, organização e liderança. O que move o grupo é o nível de motivação ao atingir os objetivos. O ponto chave é, portanto, o interesse comum.
No ato de negociação é imprescindível que cada veja em algum ponto, criando uma participação geral onde dá a união entre as pessoas.
As desigualdades quando bem administradas, vão se completando onde se via uma visão estratégica com competência crítica. Quando se centraliza o poder e o ato de negociação em uma única pessoa, o desenvolvimento pode ser prejudicado e a motivação também sendo assim as outras pessoas não sente atração para mostrar suas habilidades e novas criatividades.
A rigidez nas decisões sem flexibilidade faz com que o grupo morra e nesta situação a organização terá muitos prejuízos
Há um ciclo vicioso do mau relacionamento e a perda do sentido ético onde:
• Não se percebe a necessidade da negociação;
• Não se quer negociar;
• Não se sabe negociar.
A partir desta insatisfação é onde surgem as ignorâncias das motivações humanas, onde se não negocia as regras.
Assim percebemos que a arte de negociar está em todos os momentos e não somente no termo “negociar”. Deste modo temos a consciência que negociar é o objetivo necessário o tempo todo para nossa a vida.
O bom líder tem que ter habilidades na negociação com vontade estratégica.
A dificuldade de negociar pode ser cultural ou a habito de não valorizar participação ou medo de alguém se destacar, revertesse o quadro é algo desafiante para o líder, principalmente porque o ato de negociação é se dado o tempo todo.
O acordo entre os objetivos dos grupos faz surgir uma relação de confiança e quem ganha com isso é a organização, vencer os medos e as desconfianças com os colegas de trabalho gera um nível produtivo e expressivo.
Negociar significa democracia e quem ganha é as duas partes, e o ambiente se tornará mais harmonioso. Isso significa comprometimento ético.
...