O Feudalismo e Mercantilismo
Por: LucasCataneo • 5/9/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 363 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
TDE 1 - Feudalismo e Mercantilismo – Lucas Cataneo
G3 – Explique como se deu a expansão marítima, comercial e colonial - suas etapas. (tópico 2.2, página 67 até 73 do capítulo2).
Depois da contração de 1300 a 1450, os povos europeus conseguiram o acesso de formas de ultrapassar o estreito de Gibraltar, marco onde o comercio deixou de ser terrestre e, com adventos dos novos meios de navegação, começou a ser marítimo.
Nações como França, Portugal Espanha, Inglaterra e Holanda receberam grande estímulo para o desenvolvimento geográfico e econômico, e começaram a rivalizar com os antigos núcleos europeus, como o do norte da Itália, de Flandres e norte da Alemanha.
A partir de 1500, período pós peste, a solução descoberta para a solução da crise era a expansão territorial. Com o domínio dos povos orientais das especiarias e artigos de luxo, os preços desses produtos dispararam e os países do Ocidente viam como resposta a busca de novas rotas, a fim de escapar dessa situação. Wallerstein descreve a expansão como um pré-requisito para o desfecho da crise feudal.
Em tese, a expansão agradaria tanto os nobres, tendo em vista que suas riquezas vieram a diminuir, tanto os trabalhadores, que se ocupariam em oposição as factíveis revoltas ocasionadas por pressão de seus senhores
A primeira nação a desenvolver esse movimento foi a de Portugal, que, com algumas circunstâncias (o interesse na busca de terras para obter fontes de alimentos, como cereais) que facilitaram os processos, foi em direção ao Oriente
A interação entre interesses, tanto da nobreza, burguesia e da monarquia, era nítida e a conquista de Ceuta, no norte da África foi o ponto de ignição para a exploração de Marrocos, que efetivava o ímpeto dos três grupos.
Após Portugal, a Espanha seguiu o processo. Com a descoberta da América, a nação Ibérica conquistou os tesouros naquelas terras nativas. Tendo como mão de obra os habitantes das próprias colônias, a exploração de ferro, agricultura e exportação foram extremamente lucrativas para os nobres espanhóis.
Depois, outras potências participaram do movimento de conquista marítima e
comercial, porém vieram a chegar tarde demais. Os países ibéricos haviam conquistado grande parte das terras nativas, até serem superador pela Holanda, Inglaterra e França, no século XVII.
...