O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)
Artigo: O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nanda1997 • 5/8/2014 • Artigo • 313 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
MERCOSUL
O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia.
Objetivos e características do MERCOSUL
Quando países decidem se unir para a formação de um bloco econômico visam o fortalecimento de suas economias e a facilitação do comércio entre si, aumentando os lucros e diminuindo as taxas comerciais e tarifas de exportação. O MERCOSUL tem como base o mesmo objetivo, o de proporcionar a livre circulação de mercadorias entre os países membros, a eliminação das barreiras alfandegarias, a unificação das taxas de juros, inflação e índices de déficit mencionados acima.
Contudo, o MERCOSUL não se detém apenas aos fatores econômicos dos países membros, mas a fatores sociais e culturais. No ano de 2002 foi assinado o Acordo para Residência dos países membros, este acordo concede residência temporária de no máximo dois anos em todos os países do bloco, tendo a possibilidade de ser solicitada residência permanente, contudo para conseguir o “benefício” o cidadão precisa ser isento de antecedentes criminais.
O MERCOSUL enfrenta ainda dificuldades a despeito de desentendimentos entre Brasil e Argentina relativos às barreiras comerciais propostas pela Argentina e seus questionamentos sobre os subsídios concedidos pelo Brasil aos produtores de açúcar. Tal ato faria com que o produto chegasse ao País com preço bastante competitivo. Todavia, espera-se que o bloco continue crescendo e libere a entrada de outros países para que este se fortaleça e possa competir de igual para igual com o NAFTA e a União Europeia. Economistas afirmam que futuramente as relações comerciais não mais se darão entre países, mas entre blocos, por isso é importante um MERCOSUL forte e bem estabilizado.
...