TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Nacional e Mercado Bancário

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade em Grupo

Módulo3: Mercado Nacional e Mercado Bancário

Atividade:

Título: Gestão de Tesouraria

Aluno: Fernanda Gonçalves

            Jhonatan Batista

            Eduardo Gomes

Disciplina:

Turma: Gestão de Tesouraria

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos, características e as principais informações de produtos e derivativos disponíveis no mercado que poderão ser são utilizados pelo Banco XPTO visando enfrentar com solidez um cenário de crise. Para tal faz necessário entender o que são e para que servem os derivativos.  Os derivativos podem ser definidos como instrumentos financeiros cujos valores dependem (ou "derivam") dos valores de outros ativos. Um exemplo é o mercado de opções de câmbio, onde o valor das opções de dólar varia de acordo com o valor do dólar no mercado à vista. Os tipos de derivativos são: Mercado a termo: as duas partes assumem o compromisso de compra ou venda de dólares em determinada data futura, a um preço preestabelecido. O compromisso é cumprido na data combinada. No Mercado Futuro um investidor pode comprar um contrato de venda ou de compra de dólar a um determinado preço em determinada data, mas pode vendê-lo a outro investidor antes do prazo estabelecido, o que aumenta o número de negócios e, portanto, a liquidez desse mercado. Já no Mercado de Opções o investidor compra o direito de comprar ou vender dólares por um determinado preço numa determinada data. Ele paga uma determinada quantia por esse direito, mas não é obrigado a exercê-lo, por outro lado, quem vendeu a opção é obrigado a cumprir o acordo, caso o comprador queira executar a operação. Swaps – do inglês, troca, permuta – contrato que permite trocar, em uma data futura predeterminada, um investimento por outro. Dessa forma, é possível fazer um swap de ações por opções, por exemplo. Os derivativos são negociados principalmente com duas funções: proteger-se de uma variação no preço de um ativo ou simplesmente obter lucro. Caracteriza-se por ser de alto risco, uma vez que o grau de incerteza que envolve previsões de mercado é sempre muito alto, apesar de poder gerar ganhos exorbitantes. No Brasil, existem duas entidades que oferecem serviço de registro de contratos derivativos: BM&FBovespa e CETIP. A primeira dispõe de ambiente para negociação em pregão (bolsa) e balcão, enquanto a segunda dispõe apenas de mercado de balcão.

Se a tendência é de alta na taxa de juros Banco XPTO deve efetuar a captação a longo prazo com taxa fixa, de preferência, e emprestar no curto prazo com taxa ou flutuante.

Derivativos ou produtos utilizados para zerar 10% do ativo em dólar

-Fazer operações com derivativos com o objetivo hedge: transação compensatória que visa proteger (um operador financeiro) contra prejuízos na oscilação de preços; proteção cambial. 

-Diversificar os investimentos passando a investir na Ibovespa com o produto derivativo termo de moedas: O contrato a termo de moedas possibilita a negociação de taxa de câmbio ou de paridade futura. Dessa forma, é possível fixar, antecipadamente, o valor em reais correspondente a um montante em moeda estrangeira que será liquidado futuramente. No vencimento, a liquidação ocorre pela diferença entre a taxa a termo contratada e a taxa de mercado definida como referência aplicada ao nocional da operação. A BM&FBOVESPA disponibiliza registro de termo de moedas com e sem garantia.

- Em relação ao dólar, venderia; com a troca do cambio, os reais que entrassem ficariam para serem investidos em CDI. (Tem uma certa porcentagem em ativos cambiais; o banco irá adotar as seguintes medidas: de 30% em ativos cambiais, venderemos estas moedas no mercado de cambio, após alcançar 20% dos ativos totais; se já estiver tudo em dólar, por se só elimina uma outra troca de moeda. Exemplo: 10000000 pesos em 726256,98 dólares americanos).

Derivativos ou produtos utilizados para zerar 100% do passivo em dólar e passar para pré

Utilizar operações de Swap: Um swap nada mais é do que uma troca de riscos entre duas partes. Consiste em um acordo para duas partes trocarem o risco de uma posição ativa (credora) ou passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos. Essas trocas (swaps) são bastante comuns com posições envolvendo taxas de juro, moedas e commodities. São um importante instrumento financeiro para diminuir riscos e são bastante utilizados pelos bancos.

-Refinanciamento das dívidas cujo indexador seja o dólar;

- A área Comercial do Banco deverá promover campanhas para captação de recursos nas seguintes modalidades: CDB pré-fixada. O CDB (certificado de depósito bancário) é um título que os bancos emitem para se capitalizar - ou seja, conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito. Portanto, ao adquirir um CDB, o investidor está efetuando uma espécie de “empréstimo” para a instituição bancária em troca de uma rentabilidade diária.

-Em se tratando de zerar o passivo (Eurobond), substituiria tudo por CDB pré-fixado, passaria a operar com os novos contratos, captaria os recursos através destes meios. (Eurobond é um titulo em moeda estrangeira comercializado fora do pais de origem da moeda. É título emitido para aumentar o capital de determinada instituição; CDB significa Certificado de Depósito Bancário, é um outro titulo para aumentar o capital de bancos. A estratégia é simples substituir os Eurobonds tudo por CDBs pré-fixados, nós o banco, só captaremos através deste título, assim iremos zerar o passivo em dólar, por um “pré-fixado” e em reais).

Derivativos e produtos utilizados para passar 40% dos ativos pré-fixados para CDI 

-O Banco deverá emprestar seus recursos com taxa de juros flutuante;

-Investir em CDB pós fixados nesta modalidade a rentabilidade é atrelada a um percentual predefinido da taxa média diária de di (depósitos interbancários). Os investimentos com rentabilidade pós-fixada são boas escolhas quando se encaixam em uma ou mais das seguintes condições:

-Acredita-se que as taxas de juros reais do país irão aumentar durante o período do investimento;

-O investidor deseja uma remuneração em linha com a variação da taxa de juros real do país sem a necessidade de saber o valor final do investimento (o que é mais comum em aplicações de curto prazo);


A vantagem de se investir em ativos pós-fixados é que geralmente é mais fácil conseguir um resgate antecipado sem grandes prejuízos. A desvantagem é que o retorno dos investimentos pós-fixados geralmente é menor que o dos investimentos pré-fixados ou indexados, e só será conhecido na data de vencimento do investimento.
- A respeito dos 40% dos ativos pré-fixado, iremos negociar (liquidar) estes ativos, para ter disponível o valor e investir em CDI. (Certificado de Depósito Interbancário é o título que é emitido quando um banco empresta recursos financeiros para outro banco. Bom a medida que o banco irá adotar é a seguinte os 40% não vão ser usados para CDC, ou ações; serão usados para ser emprestados para outros bancos, isto no mercado interbancário).

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com