DEFINIÇÃO DE RENDA E PRODUTO NACIONAL: MERCADO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS
Tese: DEFINIÇÃO DE RENDA E PRODUTO NACIONAL: MERCADO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ENIMORAIS • 13/11/2014 • Tese • 238 Palavras (1 Páginas) • 415 Visualizações
DETERMINAÇÃO DA RENDA E DO PRODUTO NACIONAL: O MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
No mercado de bens e serviços são encontrados os produtos finais, que
supostamente estão à disposição do consumidor final, pronto para o consumo. Esse comportamento é observado pela macroeconomia que tenta responder como se comporta o nível de atividades, observando todos os bens produzidos pela economia durante um terminado período, determina-se então o chamado
produto nacional. A precificação desses produtos representa uma média de todos os preços produzidos, é o chamado nível geral de preços.
Dentro da determinação da renda e do produto nacional diante a hipótese do modelo básico é observado a economia com desemprego de recurso, nível geral de preços constante, curto prazo, oferta agregada potencial fixada a curto prazo e os princípios da demanda efetiva(DA). O equilíbrio macroeconômico perante o comportamento dos agregados macroeconômicos, o consumo agregado, poupança agregada, investimento agregado, o multiplicador Keynesiano de gastos e para finalizar a política fiscal, inflação e o desemprego.
Economia com desemprego de recursos
Entende-se que a mesma deve estar em equilíbrio abaixo do pleno emprego, de forma que a produção seja sempre abaixo de seu potencial.
As empresas são incitadas por um aumento da demanda, procura-se aumentar a produção e não os preços, por conta da capacidade ociosa que a mesma detém.
Curto prazo
Pelo menos um fator de produção permanece constante, supõe-se que o estoque de fatores de produção não é modificado em curto prazo, somente o grau de utilização.
...