O Mercado de Capitais
Por: Michelle de Figueiroa • 10/10/2018 • Trabalho acadêmico • 5.445 Palavras (22 Páginas) • 315 Visualizações
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um resumo sobre Mercado de Capitais, falando da sua história, conceitos, demonstrando um pouco sobre Sistema Financeiro, suas entidades auxiliadoras e intermediárias.
Os mercados de capitais normalmente envolvem a emissão de instrumentos como ações e títulos para o médio prazo e longo prazo. A este respeito, os mercados de capitais são distintos dos mercados financeiros, que se referem aos mercados de instrumentos financeiros com vencimento não superior a um ano. No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os títulos mobiliários que representam o capital social da empresa. Isso significa que, quando uma empresa decide abrir o seu capital, é necessário decidir a forma como isso será feito. Na maioria das vezes isso ocorre através de ofertas públicas, onde são vendidas as ações.
Para Brum (2007) o maior atrativo para uma empresa abrir seu capital, é possibilitar uma capitalização feita com recursos estáveis e que garantam menor dependência do setor financeiro. A principal vantagem consiste na possibilidade de criar uma base estável de suprimento de capital que sustente o desenvolvimento da empresa. O tamanho do mercado de capitais de um país é diretamente proporcional ao tamanho de sua economia. Os Estados Unidos, a maior economia do mundo, tem o mercado de capitais maior. Os mercados de capitais estão cada vez mais interligados em uma economia globalizada, o que significa que ondulações em um canto pode causar grandes ondas em outro lugar. A desvantagem desta interligação foi visível na crise de crédito global de 2007-09, que foi desencadeada pelo colapso em títulos em hipotecas dos EUA. Os efeitos desta crise foram globalmente transmitido por mercados de capital já que os bancos e instituições se interligam nas negociações ao redor do mundo. Neste documento, será apresentado uma breve revisão sobre o sistema financeiro e sua criação , mercado de capitais e sua finalidade, Bolsa de valores e suas negociações.
Palavras-chave: valores, títulos, ações, capital, bolsa de valores.
ABSTRACT
This document aims to provide an overview about Capital Markets, speaking of its history, concepts, demonstrating a little on Financial System, their helper and intermediate entities. Capital markets typically involve the issuance of instruments like stocks and bonds for the medium and long term . In this respect , the capital markets are distinct from financial markets , which refer to the markets in financial instruments with maturities not exceeding one year. In the capital market , the main traded securities are securities representing the capital of the company . This means that when a company decides to open up their capital , you need to decide how it will be done . Most often this occurs through public offerings , where shares are sold .
To Brum (2007) the most attractive for a company to go public, is made possible with a market capitalization stable resources to ensure less reliance on the financial sector . The main advantage is the ability to create a stable supply base capital to sustain the company's development . The size of the capital market of a country is directly proportional to the size of its economy . The United States, the largest economy in the world , has the largest capital market . Capital markets are increasingly interconnected in a global economy , which means that curl in a corner can cause large waves elsewhere. The disadvantage of this interconnection was visible in the global credit 2007-09 , which was triggered by the collapse in U.S. mortgage securities crisis. The effects of this crisis were transmitted globally by capital markets as banks and institutions are intertwined in the negotiations around the world . In this paper , a brief review of the financial system and its creation , capital market and its purpose , Stock exchanges and their negotiations will be presented .
Keywords : securities, securities, shares , capital stock exchange.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um resumo sobre Mercado de Capitais, falando da sua história, conceitos, demonstrando um pouco sobre Sistema Financeiro, suas entidades auxiliadoras e intermediárias.
Com a rápida transformação da sociedade e o crescimento do intercâmbio entre os países através da globalização, o mercado financeiro atingiu uma grande importância no cenário financeiro mundial.
Os países que estão em desenvolvimento, seguindo esta tendência, passaram a negociar suas economias e receber investimentos de outros países mais desenvolvidos.
O Mercado de Capitais é um mercado de título e valores mobiliários. Não se pode falar deste tipo de mercado sem inicialmente, falar das ações. Mas, o que é uma ação? Ação é a menor parte do capital social de uma empresa. Isso significa que, para um empresa ser constituída, ela precisa de um capital inicial para começar suas atividades. Para captar estes recursos, as empresas dividem este capital social em parcelas (ações) que são negociadas e vendidas e através desta transição, é constituído seu capital social.
O mercado de capitais está estruturado de forma a suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômicos, por meio de diversas modalidades de financiamentos a médio e longo prazo para capital de giro e capitais fixo (ASSAF NETO, 2000).
No Brasil, a autoridade reguladora deste mercado é a chamada CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o principal título negocidado neste mercado é o Título Mobiliário .
De maneira resumida, Mercado de Capitais é onde se negociam títulos emitidos por empresas privadas tipo ações, debêntures, commercial papers , direitos de inscrição.Para o Mercado de Capitais, quanto mais desenvolvida a economia de um país, mais ativo será seu mercado e consequentemente, melhores investimentos serão aplicados .Isso facilita o desenvolvimento das empresas gerando mais empregos, ajuda também no crescimento dos países e para as pessoas que desejam investir, o mercado acionário é uma opção.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Sistema Financeiro
É Composto por instituições responsáveis para captação de recursos, distribuição e circulação de valores . O Sistema financeiro brasileiro hoje, é muito evoluido e um dos mais regulados e fiscalizados do mundo (visto pela crise de 2008 onde passamos mais imune do que outros países). Foi estruturado em 1964 por meio da Lei de Reforma Bancária (lei 4595) .Antes, já existia um sistema financeiro mas de maneira não estruturada . Voltando um pouco na história, até década de 30 o Brasil não possuia industrialização e a nossa economia era essencialmente agrário exportadora (ou seja, o o café produzidos na época dependiam da exportação das commodities agrícolas) . Nesta época não eram necessárias diversas instituições financeiras pois, a principal fonte de receita era o café produzido em grandes fazendas e para exportar não era necessário nada estruturado. Isso ocorria porque o setor urbano era muito frágil e a maioria das pessoas vivia na área rural. Então, os bancos somente eram necessários para financiar esta produção rural e a exportação. Assim, até a década de 30, o Brasil não possui uma industrialização e todos os produtos consumidos aqui eram importados e nossa grande fonte de receita era a exportação. Somente existiam como instituições financeiras o Banco do Brasil (criado em 1808 como o Banco do governo sempre focado no financiamento do setor rural) , a Caixa Econômica (criada em 1861 focada nesta época no penhor de jóias, na captação de caderneta de poupança e no crédito via consignação para funcionários públicos), e alguns Bancos de crédito agrícola (com foco na produção e exportação) . Até este momento ainda não existia o Banco Central, a CVM e o Conselho monetário Nacional. A fiscalização do sistema financeiro era feito pelo Banco do Brasil que exerceu o papel de autoridade monetária até 1986 .Hoje como autoridade monetária temos o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional. Em 1929, tivemos a grande crise da Bolsa de Nova Iorque. Esta crise americana elevou o nível de desemprego para mais de 25%, se espalhou pelo mundo e atingiu diretamente o Brasil. Nesta época, nos éramos parceiros comerciais dos EUA e nosso café era exportado para eles. Com os dólares recebidos , nós importávamos todos os produtos industrializados aqui consumidos. Neste momento, nossa exportação de café caiu muito e sem a venda não tinhamos moedas para comprar e pagar a importação dos produtos. Por conta desta crise, o governo deu início ao processo de industrialização que foi chamado então de Industrialização por Substituição de Importações. Em uma visão geral, o Sistema Financeiro Nacional é o fluxo circular de renda (fluxo monetário) que ocorre entre os agentes financeiro (famílias, empresas, governo , outros países).
...