O Ponto de Equilibrio
Por: nipows • 17/2/2017 • Resenha • 1.919 Palavras (8 Páginas) • 407 Visualizações
Equilíbrio
O preço é determinado tanto pela oferta quanto pela demanda. Em um gráfico, a interseção da curva da demanda com a curva da oferta é o ponto de equilíbrio.
O ponto de equilíbrio é único, igualando o desejo de comprar com a quantidade do desejo de vender.
A tendência do mercado concorrencial é ir ao equilíbrio. Quando um preço de um bem ou serviço aumenta, a oferta aumenta e a demanda diminui, tendo um excesso de oferta. Já ao contrário, quando o preço cai em relação ao preço de equilíbrio, a oferta diminui e a demanda aumenta, ocorrendo o excesso de demanda.
Quando no mercado concorrencial o preço aumenta, o estoque aumenta sem um planejamento. Automaticamente os vendedores terão que baixar os preços para concorrer com os escassos consumidores, diminuindo o preço teremos o excesso de demanda. Para acabar com esse excesso, os consumidores estarão dispostos a pagar mais para aumentar a oferta e diminuir a demanda.
Através da lei da oferta e da procura o mercado tende sozinho ao equilíbrio.
A mudança do ponto de equilíbrio pode se dar pelo deslocamento da demanda ou da oferta. O deslocamento da demanda pode acontecer devido à queda da renda. Assim, com um mesmo preço a curva da demanda tem um deslocamento para a esquerda fazendo com que o ponto de equilíbrio mude de lugar, resultando na queda do preço e da quantidade. Exemplo abaixo:
P[pic 1][pic 2]
O[pic 3][pic 4]
[pic 5]
P1 PE1[pic 6][pic 7][pic 8]
P2 PE2 [pic 9][pic 10]
D
D’
Q2 Q1 Q
O deslocamento da curva da oferta também afeta o preço de equilíbrio e a quantidade. Se temos, por exemplo, uma diminuição no custo das matérias-primas de um certo produto, a curva da oferta sofre um deslocamento para a direita, resultando na queda de preço e num aumento de quantidade, como podemos ver a seguir:
P[pic 11][pic 12]
O[pic 13][pic 14]
O’[pic 15]
P1 PE1[pic 16][pic 17][pic 18]
P2 PE2 [pic 19][pic 20]
...