O Sistema de Inovação
Por: Vinicius Franco • 5/12/2019 • Trabalho acadêmico • 301 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
- Discuta o conceito de Sistema Nacional de Inovação.
A expressão “Sistema de Inovação” foi mencionado na década de 1980, apresentado nos trabalhos de Freemam e Richard Nelson.
SNI é a junção das iniciativas dos setores públicos e privados para difundir e gerar inovação. Este sistema tem como principais atores os seguintes agentes:
Estado - que lhe é atribuído a ação de fomentar politicas publicas de ciência e tecnologia num âmbito regional e nacional;
Universidades/Institutos de pesquisa - que assume a responsabilidade de propagar o conhecimento, realizando pesquisas e fomentando a inovação;
Empresas – responsáveis pela aplicabilidade do conhecimento em produto e ações. Conforme o trabalho de Pelaez 2006 , “a inovação é fruto de um processo que só pode ser analisado se leva em conta seu caráter interativo”. Isto demonstra que os agentes que integram o sistema devem buscar formas de interagir focados em beneficiar a todos.
“O SI é um instrumento de intervenção através do qual, governantes de um país podem implementar politicas de Estado a fim de influenciar o processo inovativo de setores, de regiões ou mesmo de nações”.
Nesta passagem o autor PELAEZ demonstra como o governo tem um papel de protagonista nas ações. Ele deve coordenar o sistema, gerindo alavancas, criando processos e diretrizes, desenvolvendo um ambiente para melhorar as conexões entre os players, criando politicas de Ciência e Tecnologia para diferentes setores da Industria, ou até politicas regionais dentro de um Estado/nação.
Um sistema de inovação diversifica a divisão tecnológica de trabalho, fornecendo às firmas oportunidades tecnológicas de forma persistente. Por isso, são considerados por muitos estudiosos um ponto focal de qualquer política de desenvolvimento econômico (Albuquerque, 2005, p. 618).
Com relação as instituições de ensino, elas recebem quase a totalidade dos dispêndios de P&D do Ministerio de Ciencia e Tecnologia nas áreas estratégicas.
...