O balanço
Tese: O balanço. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bianunes • 10/6/2013 • Tese • 505 Palavras (3 Páginas) • 408 Visualizações
Introdução
A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período, normalmente é feito no fim do ano.
O ATIVO compreende os bens e direitos de propriedade da empresa, investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez , títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber. É o lado positivo do Balanço.
O balanço patrimonial é composto por ATIVO, PASSIVO e PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Ele é dividido em duas colunas, a da esquerda é denominada ATIVO e a da direita PASSIVO, que é onde fica também o PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
O PASSIVO compreende as obrigações financeiras da empresa com terceiros que exigirão sua liquidação. Neste lado do Balanço os valores são negativos.
O patrimônio Liquido é o recurso próprio da empresa aplicados pelos seus proprietários, seu valor é a diferença entre o ATIVO e o PASSIVO de modo que o valor das duas colunas do BP sejam iguais em módulo. sendo assim o Patrimônio Liquido considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.
Para cada conta do Balanço Patrimonial abre-se um razonete e nele realiza-se a movimentação. Razonete, em contabilidade, é uma representação gráfica em forma de “T” bastante utilizada pelos contadores. É um instrumento didático para desenvolver o raciocínio contábil. Através do razonete são feitos os registros contábeis individuais por conta, dispensando-se o método por balanços sucessivos.
Fundamentação Teórica
Balanço Patrimonial
Conforme Resolução nº 686/90, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na NBC T 3.2, o balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, em uma determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.
Outra forma simplificada de definir o balanço patrimonial é fornecida por Braga (1989) que diz que nele estão representados os saldos de todas as contas que integram o patrimônio da empresa em determinada momento.
O balanço compõe-se em três partes essenciais: ativo, passivo e patrimônio líquido.
Cada uma dessas partes apresenta suas diversas contas classificadas em grupos, os
quais, por sua vez, são dispostos em ordem decrescente de grau de liquidez para o
ativo e em ordem decrescente de exigibilidade para o passivo (ASSAF NETO, 2006,
p. 65).
Conforme Iudícibus & Marion, (1992) e Marion, (1986) o balanço reflete a situação financeira/econômica em determinado período, normalmente no fim do ano, de uma empresa. E abarca o resultado obtido na demonstração do resultado.
A NBC T 3.0 estabelece que o conteúdo e a estrutura do Balanço Patrimonial serão assim representados:
a) o ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos;
b) o passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações;
c) o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade,
...