O conceito de logística hospitalar
Pesquisas Acadêmicas: O conceito de logística hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernando.silva • 11/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.356 Palavras (10 Páginas) • 413 Visualizações
LOGÍSTICA
LOGÍSTICA HOSPITALAR
LOGÍSTICA HOSPITALAR
Orientador:
LOGÍSTICA HOSPITALAR
Orientador
DATA DA APRESENTAÇÃO:
RESULTADO: _____________________________________
BANCA EXAMINADORA:
__________________________________________________
Prof. 1
__________________________________________________
Prof. 2
__________________________________________________
Prof. 3
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTO
EPÍGRAFE
RESUMO
ABSTRACT
SUMÁRIO
SUMÁRIO DE ILUSTRAÇÕES
INTRODUÇÃO
A logística hospitalar consiste no gerenciamento da movimentação e armazenagem de medicamentos e materiais hospitalares dentro de uma unidade hospitalar, com o intuito de reduzir custos, desperdícios, movimentações, aperfeiçoar armazenagens e distribuições internas, resultando num melhor atendimento para pacientes e funcionários e automaticamente em um retorno satisfatório para a instituição .
Pensando nisso buscou-se apresentar a logística aplicada a estas instituições e o início de pesquisas relacionadas ao assunto através de manchetes e artigos pesquisados pode-se destacar:
“Em todo o Brasil, serão investidos na aquisição de medicamentos, mais de R$ 5.000.000.000,00 (cinco bilhões de reais) oriundos dos cofres públicos. Porém, segundo estimativas de algumas entidades, poderá haver uma perda de recursos, por medicamentos vencidos, de aproximadamente 20%. que representa um montante de até um bilhão de reais em todo o País.”
“Falhas na compra e no armazenamento levam a desperdício de R$ 1 bilhão com medicamentos”
“Secretária de Saúde encontra estoque de medicamentos vencidos”
“Os desperdícios são frutos de um vasto feixe de problemas, que começa na aquisição dos medicamentos, feita sem critérios técnicos e científicos previstos em protocolos.”
Através dessas e outras informações coletadas pode-se perceber que realmente há uma ineficiência relacionada à gestão ou logística hospitalar, havendo necessidade de melhoria, a partir daí começamos a elaboração deste TCC.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
1 – FUNDAMENTAÇÃO
1.1 ARMAZENAGEM
A logística é um meio de administração com muitos ramos, e uma das suas principais funções, segundoFLEURY et al. 2000, “é prover a disponibilidade de produtos onde e quando forem necessários” . Cada vez mais as empresas produzem para clientes distantes, e a duvida que segue é como fazer os produtos chegarem ao consumidor final com a mesma qualidade e sem demora. Novas tecnologias surgem a cada dia em busca de melhorias para este processo, que dependendo de como é feito, pode significar tanto o “sucesso” como a “ruina” de uma organização.
A armazenagem é um conjunto de funções que tem nele a recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias – primas, produtos acabados, ou semi - acabados. Este processo envolve mercadorias, e apenas produz resultados quando é realizado uma operação com o objetivo de lhe acrescentar valor. (DIAS – 2005 )
A armazenagem pode ser definida como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas, na prática isso só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem , bem como a importância relativa dos mesmos ( CASADEVANTE,1974 ) e as atividades que compõem a armazenagem segundo o autor são:
• Recebimento: conjunto de operações que envolvem a identificação do material recebido, analisar o documento fiscal
...