O desenvolvimento da economia brasileira
Artigo: O desenvolvimento da economia brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tassiacrysc • 27/11/2014 • Artigo • 247 Palavras (1 Páginas) • 335 Visualizações
INTRODUÇÃO O BRASIL , ao longo do tempo e em diferentes governos, ao marginalizar a educação formal, o ensino profissional e a pesquisa, limitou a modernização, abastardou a competitividade e, em conseqüência, perdeu a visão do desenvolvimento econômico, auto-sustentável, como projeto hegemônico permanente. Perdeu o seu tempo, ao crescer marginalmente, nos últimos 20 anos. Aceitou, assim, a mediocricidade do subdesenvolvimento imposto por sistema e hábitos políticos que dominam o Poder Executivo e toda a vida nacional, com visão personalista, cartorial, eleitoreira e de curto prazo.
2 – DESENVOLVIMENTO A economia brasileira ainda é muito fechada e todo seu comércio exterior soma apenas 20% do PIB. Reformas que vão do ajuste cambial ao custo da eletricidade, passando por tributos e revolução logística, podem colocar o país em vantagem competitiva justamente em um momento mundial decisivo.A característica da Economia Positiva A economia positiva debruça-se sobre os aspetos de carácter objetivo da economia, descrevendo, analisando e relacionando factos e fenómenos económicos, buscando regras e leis que os expliquem e que permitam o estabelecimento de relações causa-efeito entre as variáveis económicas. Já na Economia ao nível da economia normativa coloca-se a questão de saber se é ou não desejável uma determinada política. Por exemplo, questões como; Os ricos deverão pagar mais impostos do que os pobres em termos de porcentagem do rendimento?; Que nível de inflação é aceitável?; Que nível de desemprego é aceitável?; Qual deve ser a dimensão do Estado?; Qual o papel dos sindicatos?; etc.
3- CONCLUSÃO
...