ORÇAMENTO PARA GESTÃO E NEGÓCIOS
Projeto de pesquisa: ORÇAMENTO PARA GESTÃO E NEGÓCIOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SINTIADASILVA • 6/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.286 Palavras (10 Páginas) • 188 Visualizações
O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização . É iniciado nos objetivos que a organização deseja alcançar, passando
1 INTRODUÇÃO
Este Trabalho tem como objetivo esclarecer o tema sobre GESTÃO E ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS.
2.1 Conceito de Orçamento:
O orçamento nada mais é do que uma expressão quantitativa de um plano de ações proposto pela administração por um período especifica, ou seja, um planejamento administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. Um levantamento prévio por período pela analise dos pontos fortes e dos pontos fracos da empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no ambiente empresarial. De acordo com Hoji (2007), os orçamentos representam quantitativamente, as decisões de compras, produção, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia.
3 Orçamento Geral
O orçamento geral expressa o orçamento operacional e o financeiro, e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Por fim expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras, decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos, e decisões financeiras lidam com como obter fundos para adquirir esses recursos.
4 Orçamento Flexível
Por orçamento flexível entende-se aquele que, à medida que ocorrem alterações nos níveis de atividade, possibilita a alteração das projeções. Ao contrário dos cenários de projeção, que são realizados antecipadamente, o orçamento flexível possui uma margem de alteração, em função de mudanças que ocorrem no nível de atividades das empresas.
Normalmente, o orçamento flexível é utilizado no orçamento operacional, comparando-se os custos com os quais haverá comprometimento caso haja alterações no nível atual de atividades em função da aceitação de novos pedidos ou do cancelamento de pedidos por parte dos clientes.
O orçamento flexível possibilita ao gestor atuar frente às incertezas de mercado, dentro de uma determinada margem. Um exemplo de orçamento flexível seria o caso de uma empresa que produz computadores. Ao realizar o processo de orçamento, o gestor pode estimar que a produção oscilará entre 30.000 e 36.000 unidades produzidas. Dentro desta margem, ele poderá realizar alterações em função das condições de mercado. Horngren, Foster e datar (2000 p.168) dizem que: Orçamento Flexível é aquele elaborado com a utilização de estimativa das quantias de receitas ou de custo; quando as variações são determinadas, os totais orçados são ajustados (flexionados), para reconhecer o nível de atividade e os valores reais da receita e direcionadores do custo. Os orçamentos flexíveis auxiliam os gerentes a penetrar mais profundamente nas causas das variações orçamentárias do que os orçamentos estáticos.
4 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão.
O controle é peça fundamental para a alimentação do sistema com os resultados os gestores poderão tomar decisões alinhadas ao planejamento. Os orçamentos devem possuir uma linguagem comum, para facilitar o fluxo dos dados para que o acompanhamento por parte dos gestores seja mais compreendida nas tomadas de decisões.
Um dos pontos mais importantes do orçamento é previsão de vendas que deve ser iniciada pela análise dos aspectos internos e externos da organização. Internamente deve ser cuidadosamente levantado uma analise dos aspectos se a empresa tem a capacidade produtiva que atenda as suas metas de venda. Analisando se a mão de obra esta qualificada para atingir a produtividade na qualidade pretendida e proposta pelos gestores. Já externamente deve se examinar a concorrência detalhada, forças, fraquezas, competitividade, acompanharem atentamente a legislação para que identifique novas oportunidades. Nessa perspectiva, os orçamentos possuem o papel de peça auxiliar no processo de planejamento e controle da organização. O planejamento engloba todas as atividades que envolvem a preparação de objetivos e o estabelecimento de meios pelos quais os objetivos serão alcançados.
O controle, por sua vez, visa a direcionar os objetivos delineados no planejamento, permitindo aos gestores um adequado processo de tomada de decisão e proporcionando uma avaliação para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.
Vale elencar algumas vantagens da elaboração de um orçamento:
• a) Define metas e objetivos claros para toda a organização;
• b) Comunica esses planos para toda a organização;
• c) Possibilita a coordenação de atividades empresariais;
• d) Determina quais os meios necessários para alocar recursos no interior da empresa;
• e) Possibilita descobrir eventuais "gargalos" operacionais;
• f) Permite o estabelecimento de um processo de tomada de decisão organizado e fundamentado.
5 As questões tributárias para o orçamento
Dos Princípios Gerais
Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
I impostos;
II taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;
III contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
§ 1º Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
§ 2º As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
Art. 146. Cabe à lei complementar:
I dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
...