OS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Por: Guilherme Maurício Silva • 8/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Nós devemos estudar Fundamentos da economia para podermos entender as questões que nos cercam diariamente.
Temos que conhecer os assuntos da sociedade moderna, obter conhecimentos teóricos, e formas nossas próprias opiniões, para que assim possamos obter uma solução para os problemas diários.
A economia é uma ciência social e não usa ciência exata. Ela significa administração de uma casa ou um Estado em grego. Ela estuda como a sociedade e o indivíduo decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribui-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Usamos gráficos para comprovar que quanto maior o número de pessoas, maior deve ser o número de máquinas e fabricas. Temos três tipos de conceitos econômicos básicos: As necessidades humanas básicas, as necessidades econômicas e as não econômicas. “Bem” é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou mais necessidades humanas.
Temos os bens econômicos que são aqueles escassos e tem preço, os bens quanto à natureza, os bens em relação ao destino, os bens de capital que são aqueles usados para fabricar outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo, os bens de consumo que são aqueles que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas, e são classificados em dois tipos: Duráveis (automóveis, eletrodomésticos) e não-duráveis (alimentos, produtos de limpeza), os bens intermediários que são matéria-prima, os bens finais que são aqueles que já passaram por todos os outros processos de bens e que já estão acabados. Ainda temos mais dois tipos de classificação para bens, que são os privados, produzidos por empresas privadas (automóveis, radio), e os bens públicos que são fornecidos pelo poder público.
A microeconômica analisa a formação de preço no mercado, como as empresas e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercado específico. A economia não analisa só os custos efetivamente incorridos, mas também os custos decorrentes da oportunidade.
O consumidor vai ao mercado para adquirir algum tipo de bem que atenda a sua necessidade e a empresa ou estabelecimento trabalha de forma coerente para poder assegurar que o cliente saia de lá com o que deseja.
A análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões:
*Políticas de preços da empresa
*Previsão de demanda e faturamento
*Previsão de custos de produção
*Decisões ótimas de produção
*Avaliação e elaboração de projetos de investimentos
*Política de propaganda e publicidade
*Localização da empresa
*Diferenciação de mercados
A microeconomia pode ajudar na análise das seguintes questões:
*Avaliação de produtos de investimentos públicos
*Efeitos de impostos sobre mercados específicos
*Política de subsídios
*Fixação de preços mínimos na agricultura
*Controle de preços
*Política Salarial
*Políticas de tarifas públicas
*Leis antitruste
*Fixação do salário mínimo
A análise de demanda se divide em duas:
*Análise de oferta
Dentro da análise da oferta da firma são abordadas a Teoria da Produção, que analisa as relações entre quantidades físicas entre o produto e os fatores de produção e a Teoria dos Custos de Produção, que incorpora, além das quantidades físicas, os preços dos insumos.
...