OS IMPACTOS DO CÂMBIO VOLÁTIL NO BRASIL
Por: Rogers99 • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
OS IMPACTOS DO CÂMBIO VOLÁTIL NO BRASIL
Nos últimos tempos o Brasil vem atravessando uma instabilidade econômica, isto se deve pela falta de planejamento dos nossos governantes e os impactos da volaticidade do câmbio. O atual cenário da economia brasileira atravessa um processo de desaceleração e já não é compatível com a manutenção de crescimento em um prazo mais longo, essa instabilidade faz com que tenhamos impactos negativos sobre a estrutura produtiva da economia brasileira, afetando também o próprio dinamismo das importações e exportações. Outro fator que implica diretamente no câmbio é a ocorrência de déficits sistemáticos que esta trazendo de volta uma vulnerabilidade na economia e o país esta se tornando refém novamente dos fluxos financeiros de capitais, especialmente os de estrutura especulativa, e isto está pressionando ainda mais os juros para cima e recriando o instável ambiente macroeconômico de anos anteriores.
A dependência da entrada de recursos externos voláteis e a falta de manutenção de um superávit na balança comercial em um nível que não gere crescimento com dependência tem sido um dos principais entraves, outro ponto relevante é que o câmbio valorizado por um período longo de tempo tem afetado a pauta de exportação e a estrutura produtiva da economia brasileira de modo a prejudicar seu crescimento no longo prazo.
Para que a economia brasileira entre na rota do crescimento sustentável é preciso que os governantes tomem medidas mais concretas que levem a uma depreciação cambial gradativa, através de estímulo às importações, redução tarifária de bens de capital e insumos que sejam essenciais para o desenvolvimento de setores importantes da economia, gerando maiores ganhos econômicos em relação ao aumento cambial.
Por tanto, podemos concluir que somente assim nosso país voltará a um patamar de desenvolvimento econômico, com mais confiabilidade e um maior nível de crescimento.
...