OS SISTEMAS ECONÔMICOS
Por: issa_neves • 14/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.856 Palavras (12 Páginas) • 564 Visualizações
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
Jennifer Pinheiro dos Santos (N885AH-7)
Raíssa Neves Fernandes (N886HH-4)
Tayres De Souza Melo (C9939G-1)
´´ SISTEMAS ECONÔMICOS``
Prof. Rosangela
SÃO PAULO, ABRIL
2016
JENNIFER PINHEIRO DOS SANTOS
RAÍSSA NEVES FERNANDES
TAYRES DE SOUSA MELO
SISTEMAS ECONÔMICOS
Projeto de pesquisa para conhecimento em Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof.ª Rosangela
SÃO PAULO
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- DESENVOLVIMENTO 5
- SISTEMAS ECONÔMICOS 5 a 6
- TIPOS DE SISTEMAS ECONÔMICOS 7
- CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS ECONÔMICOS 8 a 9
- VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SISTEMAS ECONÔMICOS 10 a 11
- PAÍSES QUE ADOTAM OS SISTEMAS ECONÔMICOS 12 a 13
- CONCLUSÃO 14 a 15
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal tema os Sistemas Econômicos, demonstrando o seu conceito, os tipos existentes destes sistemas, suas características, suas vantagens e desvantagens e por fim, os países que adotam esses tipos de Sistemas Econômicos.
- DESENVOLVIMENTO
2.1. Sistemas Econômicos
Compreende-se que os Sistemas Econômicos são uma junção de diversos elementos (produção, distribuição e consumo), que atuam na produção de bens e serviços que suprem as necessidades da sociedade, sendo organizados economicamente, socialmente, juridicamente e institucionalmente.
Os elementos integrantes de um Sistema Econômico são compostos por:
- Fatores de produção - são os recursos humanos, tais como: capital, terra, trabalho, recursos naturais, tecnologia e capacidade empresarial.
- Complexo de Unidades de Produção - são constituídos pelas empresas.
- Conjunto de Instituições Políticas, Jurídicas, Social e Econômica – são constituídas pela base de organização da sociedade.
Através deste sistema, é possível o direcionamento dos problemas da economia, como por exemplo: a falta de distribuição de recursos produtivos que possuem determinado limite e tudo relacionado à questão econômica, como por exemplo: a gestão da economia, o tipo de propriedade, a circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.
Vale ressaltar que através das questões centrais da economia (O que produzir? Como produzir? Para quem produzir? e Qual quantidade?), as soluções irão depender dos tipos de Sistemas Econômicos (Sistema Capitalista, Sistema Socialista e Sistema Misto).
Os Sistemas econômicos possuem as seguintes funções básicas:
- Esclarecer a produção e a quantidade de bens e serviços para serem produzidos;
- Determinar os recursos que irão ser empregados, com quais técnicas e quem irá produzi-los;
- Diferenciar se será toda a sociedade que desfrutará dos bens e serviços, ou se serão apenas alguns.
2.2. Tipos de Sistemas Econômicos
Dos Sistemas Econômicos, os mais "utilizados ou conhecidos" pela sociedade atualmente, são os:
Sistema Econômico Capitalista
- Regido pelas forças de mercado;
- Livre iniciativa;
- Propriedade privada dos fatores de produção.
Esse tipo de Sistema Econômico caracteriza-se pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Ou seja, os proprietários/empresários são quem tomam as decisões referentes à produção e estabelecimento de preços. Isso, de acordo com a demanda da população, e com o mercado.
Sistema Econômico Socialista
- Órgão central de planejamento;
- Propriedade pública dos fatores de produção.
No socialismo, o Estado é dono de todas as propriedades, e tenta fazer com que todos trabalhem em regime de igualdade. O Estado divide depois em partes iguais a produção. Com o tempo, na teoria socialista, a população se acostumaria com isso e o Estado um dia desapareceria, as pessoas passariam por si só a viver dessa forma.
Sistema Econômico Misto
- Mercado;
- Estado.
O Sistema Econômico Misto caracteriza-se pela existência, no seio do universo econômico, de duas esferas de interesses: a pública e a privada e pela participação crescente do Estado, por inúmeras razões, na vida econômica, quer em serviços tradicionais, quer em novas atividades de produção e de promoção.
Em um sistema deste tipo, o papel clássico do "mercado" é complementado por outros mecanismos tendentes a corrigir e aperfeiçoá-lo.
2.3. Características dos Sistemas Econômicos
SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA
- Propriedade privada dos meios de produção: no capitalismo, os meios de produção pertencem a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, de maneira geral. Porém, em muitos países capitalistas existem as empresas estatais, que atuam nos transportes, fornecimento de água e energia. O Estado (ou país) é o dono das empresas estatais, e nas últimas décadas muitos países estão diminuindo essas empresas estatais, privatizando (vendendo) elas.
- Economia de mercado: as empresas são livres para decidirem quando, onde e como produzir as mercadorias e de que maneira vendê-las.
- Lei da oferta e da procura: os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por parte do consumidor e com a quantidade do produto em oferta. Exemplo: Se há grande produção de café, o preço dessa mercadoria tende a cair, mas se a produção é pequena o preço tende a aumentar.
- Concorrência: para obter maior rentabilidade, as empresas tem que oferecer produtos de qualidade com bom preço. A concorrência entre as empresas é boa para o consumidor, pois amplia as opções de compra e faz os preços baixarem.
- Lucro: é o principal objetivo da organização da produção. Para aumentar o lucro, os donos dos meios de produção precisam diminuir os custos das mercadorias, buscando matérias primas mais baratas, evitando desperdícios, por exemplo.
SISTEMA ECONÔMICO SOCIALISTA
- Estatização: as terras e os meios de produção passam a pertencer ao poder central do país, que também decide sobre o salário dos trabalhadores.
- Economia planificada: as atividades econômicas seguem um plano do Estado (poder central do país) para garantir à população o acesso aos bens e serviços necessários para sua qualidade de vida.
- Pleno emprego: para organizar o país, garantindo o bem estar de todos, o Estado cria um imenso quadro de funcionários. O pleno emprego favoreceu o surgimento de uma imensa burocracia nos países socialistas. A burocracia significa que os documentos, certidões e declarações se tornam difíceis de conseguir, pois existem muitas repartições e funcionários para realizar a expedição desses simples documentos.
- Relação social: o objetivo do socialismo era eliminar as diferenças sociais, a relação social significa a igualdade entre todos os trabalhadores. Mas, os países socialistas davam enormes privilégios aos dirigentes do Estado.
SISTEMA ECONÔMICO MISTO
Na economia mista, o Estado, além de orientar a economia, detém a propriedade de importantes empresas em setores estratégicos (banca, indústrias transformadoras, transportes, saúde e educação). A maioria dos países do mundo, incluindo países com regimes políticos considerados democráticos, tem uma economia mista. O capitalismo econômico e o socialismo vivido na China colocam este país como um exemplo de economia mista.
...