Opções alternativas para gerenciamento de estoque em farmácias hospitalares
Artigo: Opções alternativas para gerenciamento de estoque em farmácias hospitalares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elyabe • 21/9/2014 • Artigo • 412 Palavras (2 Páginas) • 395 Visualizações
No âmbito hospitalar a farmácia é a principal assistência prestada à instituição e a sua função é garantir qualidade e segurança ao paciente, sendo assim, segundo estudos e sob a visão de Gonçalves, Novaes e Simonetti os medicamentos são insumos básicos à vida, por tanto é de suma importância os estoques dos mesmos. Embora seja difícil estabelecer à quantidade de medicamentos que será utilizado num determinado tempo, a formação dos estoques de remédios da farmácia hospitalar é essencial, excluindo completamente a possibilidade de faltas.
Os medicamentos são responsáveis por mais da metade dos custos hospitalares, observa-se então que, não deve haver falta e nem excesso de medicamentos, mantendo equilíbrio entre ambos, desse modo exige uma maior atenção voltada para a gestão de estoques de medicamentos e materiais hospitalares.
O objetivo desse estudo é apresentar escolhas alternativas para a gestão de estoque das farmácias hospitalares, e para isso Novaes, Simonetti e Gonçalves, com a proposta de reduzir custos e aumentar a qualidade, utilizaram como ferramenta a Seleção de medicamentos e a Classificação ABC.
A Seleção de Medicamentos surgiu com o propósito de aplicar a utilização de Protocolos, que seria objetivar a cura dos pacientes por meios dos processos terapêuticos, e a utilização da Padronização de Medicamentos, no caso, os medicamentos passariam por um processo de escolha, atendendo as necessidades dos pacientes com medicamentos de qualidade e baixo custo, e para finalizar as técnicas para a gestão de estoque, utiliza se a Classificação ABC que permite a separação dos remédios em grupos com características semelhantes e técnicas que agrupa os produtos em função dos seus valores e consumos.
Depois de estabelecidas essas técnicas de gestão, o estudo foi desenvolvido e analisado para ser comprovado e aprovado que a utilização dessas ferramentas seria de grande importância, trazendo grandes organizações e satisfações para os gestores, chegando à conclusão que com a aplicação dessas novas técnicas o gestor tem uma visão mais explicita do seu trabalho, tornando mais fácil planejar, organizar e controlar custos, gerando melhores lucratividades e sucesso com baixos custos e melhores qualidades.
Os autores, a partir dos seus estudos, buscam mostrar uma melhor visão de gerenciamento dos estoques das farmácias hospitalares, com o objetivo de visar melhores resultados de qualidade e lucratividade. Não deixando nenhum tipo de duvida, os autores comprovam através de experiências que suas técnicas são verdadeiras, e voltando para a opinião dos leitores, podemos perceber que essas técnicas são utilizadas hoje no setor hospitalar diariamente, obtendo sucesso na maioria das vezes.
...