Organização Internacional do Trabalho DESENVOLVIMENTO
Tese: Organização Internacional do Trabalho DESENVOLVIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dibernardo • 6/5/2013 • Tese • 485 Palavras (2 Páginas) • 548 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
.
O trabalho decente vem adquirindo grande importância na sociedade atual, pois visa um melhor desenvolvimento para a população, tendo em vista um melhor crescimento econômico, pois tem grande influencia no desenvolvimento de uma sociedade.
Atualmente a Organização Internacional do Trabalho tem como principais objetivos estabelecer e aplicar as normas internacionais do trabalho, dessa forma incluindo temas mais amplos como políticas sociais e direitos humanos civis. As formas encontradas para essa realização foi a criação de projetos e cooperação técnicas que visam o aperfeiçoamento das normas, políticas e formação profissional.
Dessa forma tem como principais objetivos estratégicos promover os principais direitos no trabalho através de um sistema de supervisão e aplicação de normas, melhores oportunidades de emprego e renda, abrangência e eficiência da proteção social e acima de tudo fortalecer o dialogo social.
2 DESENVOLVIMENTO
O trabalho decente foi criando como forma de tentar combater a pobreza e as desigualdades sociais. Desse modo ampliar a geração de novos empregos, eliminando o trabalho infantil, e acima de tudo fortalecer os envolvidos dividindo-os em três partes como o governo democrático. Sendo que todo o trabalho deve ter remuneração e estar em condições de segurança e proporcionando ao empregado uma vida digna onde o trabalhador possa realizar suas atividades de maneira apropriada e em condições de liberdade. Pois dessa maneira todos sairiam ganhando o trabalhador em qualidade de vida e o empregador na qualidade dos serviços prestados.
De acordo com a OIT, existem quatro pilares estratégicos a qual se apóia: respeito às normas internacionais do trabalho, em especial aos princípios e direitos fundamentais do trabalho do mesmo, emprego de qualidade , extensão da proteção social e diálogo social.
Desde 1999 vem desenvolvendo-se um novo conceito de trabalho decente como síntese do seu mandato histórico de promoção dos direitos no trabalho, onde haja mais e melhores oportunidades de emprego para homens e mulheres, desenvolvimento uma proteção social do diálogo social e o fortalecimento do mesmo.
No Brasil avanços significativos foram registrados em diversas áreas do trabalho decente entre os anos de 1992 e 2007, onde foi observado o crescimento das mulheres no mercado de trabalho o que evoluiu o nível de ocupação, pois continuou crescendo durante a década de 2000. O ritmo mais elevado se consiste no crescimento econômico junto com um maior crescimento do produto-emprego.
Apartir de 2003 o trabalho decente passou a ser assumido
diretamente e positivamente no mercado de trabalho, sendo que a taxa de desemprego caiu sistematicamente, crescendo a expansão do emprego formal, diminuindo a informalidade.Dessa forma também os níveis de rendimentos das
...