Os Fundamentos da Economia
Por: dudasalles • 5/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
RESUMO
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Princípios Básicos:
- As pessoas reagem a incentivos (incentivos podem ser positivos ou negativos);
- Custo de oportunidades (quando você deixa de fazer uma coisa para fazer outra);
- Um mercado livre há sempre a tendência ao equilíbrio (oferta e demanda);
- As necessidades das pessoas são infinitas, mas seus recursos são escassos (produtos com valor econômico são escassos);
Problemas Econômicos Fundamentais
- O que e quanto produzir?
Escolher quais produtos serão produzidos e em quais quantidades.
- Como produzir?
Saber quais recursos de produção deverão ser utilizados para a produção. Terá que ter métodos eficientes e de menor custo, de forma que seja mais eficaz.
- Para quem produzir?
Os produtos serão consumidos por quem tem a renda para participar deste mercado. Através da renda de cada um, será atribuído sua capacidade de participar dos resultados de produção.
Sistema Econômico
- Economia de Mercado (capitalista):
Sempre tem tendência ao equilíbrio do mercado. O dinheiro da mais retorno. Desigual distribuição das riquezas.
- Economia Planificada ou centralizada (socialista):
Controle da eficiência das empresas, os preços são determinados pelo governo e o governa fica c a maior parte do lucro. Não somos donos do estado.
[pic 1]
Economista → Administra recursos escassos ou necessidades infinitas.
Contador → Conta a história da empresa. Do dia que ela se inicia até o seu fim.
Finanças → Vem da microeconomia. Trabalha com o fluxo de caixa. Usa a contabilidade para inferir no futuro. (projeção de fluxo de caixa)
Divisão dos Estudos Econômicos
Microeconomia → O objetivo é resolver um problema individual com alocação de recursos escassos. Estuda algo especifico, como o consumidor, as empresas e o mercado; não é um estudo abrangente. Preocupa-se com a determinação do preços e quantidades em mercados específicos.
Macroeconomia → Analisa o somatório de estudos de tudo que é produzido por todas as empresas. Estuda as variáveis agregadas, como o PIB, a inflação, taxa de juros de mercado, desemprego geral e outros. Analisa o somatório de tudo o que é produzido por todas as empresas. É uma visão de curto prazo. Preocupa-se em calcular quanto vai ser o crescimento do país
Desenvolvimento Econômico → É um estudo à longo prazo (ex. 10 anos). Estuda modelos de desenvolvimento que levem a elevação do padrão de vida e se a economia pode crescer de forma sustentável. Preocupa-se com o crescimento econômico.
Economia Internacional → Estuda a relação de trocas entre países. Trata-se da determinação da taxa de câmbio do comercio exterior e das relações financeiras internacionais.
Moeda → Euro e dólar são moedas conversíveis. A Libra é uma moeda forte, porem não é conversível.
Teoria do consumidor → Estuda a preferencia do consumidor, analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda do mercado.
Teoria de empresa → Estuda a reunião do capital e do trabalho de um a empresa, afim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.
Curva de Possibilidade de Produção (CPP) → É a fronteira máxima que a economia pode produzir, dado os recursos produtivos limitados. Mostra a alternativa de produção da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados. Somente o investimento pode aumentar esta curva.
Tipos de Bens:
Bens de capital → Utilizado para a fabricação de outros bens (maquinas e equipamentos)
Bens de consumo → Destinam-se ao atendimento das necessidades humanas e são classificados de duas formas: Duráveis (geladeiras, fogões, automóveis) e não duráveis (alimentos, produtos de limpeza)
Bens intermediários → São transformados ou agregados a
outros bens (insumos, matérias-primas)
Fator de produção | Tipo de remuneração |
Mão de obra | Salário |
Capital | Juros |
Terra | Aluguel |
Tecnologia | Royalty |
Capacidade empresarial | Lucro |
PIB
É o indicativo que da segurança ao crescimento no país. Fica maior sem aumentar os preços. É um indicador para medir a atividade econômica no país. Tudo que entra no investimento (no ano) vai para o PIB.
Existem 2 tipos de PIB:
- Potencial → É o mesmo que capacidade produtiva. Aquele que pode ser produzido, mais n é produzido (da segurança para o país).
- Efetivo (ou PIB possibilidade) → Calculado em cima do que efetivamente está sendo produzido (calculado dentro da curva de possibilidade).
...