Os Tipos de Emprego
Por: Nathalia Nascimento • 2/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 436 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Emprego Formal: é aquele em que o trabalho é exercido com carteira assinada, de acordo com as leis trabalhistas. O empregado possui todos os direitos (contribuição à seguridade social, FGTS, retenção do imposto de renda). Pode-se fazer horas extras com os devidos acréscimos legais, tem o direito de abono de férias e etc.
Emprego Informal: o empregado não possui carteira assinada, e ao contrário do empregado formal, acaba tendo uma série de direitos suprimidos (contribuição à seguridade social, que poderia lhe garantir aposentadoria; FGTS; recebimento de abono de férias; possibilidade de comprovar renda para a obtenção de crédito e etc.).
https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/auditor-fiscal-do-trabalho-2009/economia-do-trabalho-mercado-de-trabalho-formal-e-informal.html
Emprego Temporário: é a contratação utilizada para atender certa demanda de substituição de pessoal permanente, como em período de férias, afastamentos, licenças e até mesmo demandas complementares como datas festivas, onde há um aumento da linha de produção. A contratação de temporários é obrigatoriamente feita por uma empresa especializada. O contrato pode durar até 180 dias, sendo prorrogáveis ou não.
https://employer.com.br/trabalho-temporario/o-que-e-trabalho-temporario
Emprego Intermitente: o Contrato de Trabalho onde a prestação de serviços com subordinação não é contínua e há alternância de períodos de prestação de serviços e inatividade. Pode ser em determinadas horas, dias e até meses, independentemente do tipo de atividade, do empregador, empregado e etc.
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/contrato-de-trabalho-intermitente.htm
Desemprego Estrutural: é gerado pela introdução de novas tecnologias ou sistemas e processos que são voltados para a redução do custo e isso afeta os setores da economia, causando, geralmente, demissão em massa.
Desemprego Conjuntural: é gerado por crises econômicas, tantos internas ou externas. Uma vez que as crises econômicas acabam diminuindo o consumo, as exportações, produções e por este motivo aumenta o desemprego. Quando a economia começa a se recuperar, o desemprego passa a diminuir.
https://www.suapesquisa.com/economia/desemprego_estrutural.htm
Desemprego Friccional: consiste no período em que a pessoa está “entre empregos”, ou seja, alguém está descontente com sua função, pede demissão e acaba indo procurar outro emprego. Sendo assim, desemprego friccional corresponde ao curto período de tempo que a pessoa fica desempregada.
https://www.e-konomista.pt/artigo/desemprego-friccional/
Desemprego Sazonal: é o tipo de emprego onde a pessoa é empregada rotineiramente por certo período do ano, porém o restante dos meses acaba ficando desempregada. Por exemplo: no final do ano quando o comércio contrata mais vendedores por causa do Natal.
https://edukavita.blogspot.com/2016/06/o-que-e-o-desemprego-sazonal.html
Subemprego: é uma condição em que determinado trabalho é exercido sem a necessidade de uma qualificação profissional específica e para isso recebe salários baixos. Também pode ser considerado como um subemprego, um trabalho que está abaixo das qualificações do empregado, e o mesmo é obrigado a realizar tarefas inferiores à sua instrução profissional. Isso é causado devido à falta de oferta de emprego e isso faz com que as pessoas procurem e ocupem vagas em subempregos.
...