Os motivos da desvalorização da taxa de câmbio
Artigo: Os motivos da desvalorização da taxa de câmbio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jassus • 4/11/2014 • Artigo • 238 Palavras (1 Páginas) • 208 Visualizações
A desvalorização cambial foi consequencia de dois fatores: a queda da receita de exportações e a pressão política dos cafeicultores.
Até o final do século dezenove, o governo protegeu o lucro das exportações de café através de desvalorizações cambiais. Toda vez que o preço do café caía no mercado internacional, o governo desvalorizava a taxa de câmbio. Eram as políticas de valorização do café.
A desvalorização cambial tornava os produtos importados mais caros. Como grande parte dos produtos consumidos nos centros urbanos da época eram importados, aumentava o custo de vida. O governo sustentava o negócio do café arrecadando o imposto inflacionário.
A desvalorização cambial também impedia que o preço do café sinalizasse excessos de oferta através de seu aumento.
Sem a política cambial, um excesso de oferta reduziria o preço do café. Os produtores teriam, então, menos incentivos para produzi-lo e mudariam de negócio.
Funding Loan.
Em 1898, o presidente Campos Salles assinou o Funding Loan, uma adoção política fiscal e monetária restritiva por 3 anos. Nele previa-se:
> Desvalorização da moeda - facilitando a exportação e a oligarquia
> Redução do papel moeda em circulação - reduzindo o nível inflacionário
> Restrição de Crédito - Evitando dividas com bancos
> Corte nas despesas públicas - Poupando dinheiro do Caixa Nacional
> Elevação de Impostos - Meio de Arrecadar dinehiro
> Como garantia aos credores, o governo hipotecou as receitas alfandegárias, da Estrada de Ferro Central do Brasil e do serviço de águas do Rio de Janeiro !
...