Os principais custos de contratação de um funcionário para a pessoa jurídica, são INSS, contribuições sociais e FGTS
Artigo: Os principais custos de contratação de um funcionário para a pessoa jurídica, são INSS, contribuições sociais e FGTS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JessicaOzolin • 25/9/2013 • Artigo • 331 Palavras (2 Páginas) • 532 Visualizações
ETAPA 3 - PASSO 1
TEXTO: DISSERTAÇÃO
Os custos básicos na contratação de um funcionário para a pessoa jurídica, são INSS, contribuições sociais e FGTS, que incidem sobre a remuneração, e vale transporte. Os custos com sindicato são descontados do salário do funcionário. Além desses, há também benefícios previstos em convenções ou acordo coletivos e custos operacionais indiretos.
O empregador contribui 20% para o INSS; de 1% a 3% para o seguro de acidente do trabalho, mas dependendo do grau de risco e podendo ser aumentado até 2 vezes pelo FAP – Fator Acidentário de Prevenção, porém, contribuição de terceiros usualmente é de 5,8 % e 8% FGTS. As empresas optantes pelo Simples não pagam a cota do empregador de INSS, só parte do empregado.
Na tentativa de diminuir os encargos financeiros para custear a manutenção de funcionários, muitas empresas têm recorrido à terceirização de serviços. Um dos principais ganhos desses serviços é contar com um atendimento de qualidade, com alta produtividade e inteligência na distribuição das tarefas. Entretanto, não são todos os setores e/ou atividades que podem ser terceirizados, devendo a função primordial, o núcleo das atividades da empresa, ser realizada por empregados contratados.
Lendo uma matéria sobre este assunto, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) fez o cálculo. Para descobrir o custo real, os pesquisadores usaram o piso do setor têxtil. O salário líquido é de R$ 671,60. Foram somados 13º, adicional de férias, alimentação e transporte. Na conta, entram também auxílio-creche, cesta básica, fundo de garantia, INSS e indenizações em caso de demissão; todos os impostos e encargos previstos em lei, como salário-educação. Por último, outras despesas que a empresa tem sempre que contrata um funcionário novo, como treinamento e administração de pessoal.
Resultado: em um ano no emprego, esse funcionário vai custar R$ 2.067,45 por mês, o triplo do salário líquido.
ETAPA 3 – PASSO 2
ETAPA 3 – PASSO 3
...